De acordo com a Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), a média de visitas aos supermercados vem caindo a cada temporada. Em 2011, os gaúchos fizeram cerca de 6,3 visitas ao mês aos estabelecimentos. No ano seguinte, esse índice ficou em 6,2 idas mensais. Já em 2013, a média foi de seis visitas a cada 30 dias.
Conforme os números da Agas, isso não significa uma diminuição nos valores gastos nas compras. Nesse período, inclusive, ocorreu uma movimentação no sentido contrário. Em 2011, o tíquete médio era de R$ 17,30 em cada visita. No ano seguinte, passou para R$ 18,10 e, em 2013, chegou a R$ 19,40. “As pessoas estão diminuindo a quantidade de visitas, por estarem muito atarefadas e estão buscando economizar tempo. Além disso, os deslocamentos dentro das cidades estão mais difíceis”, aponta Antônio Cesa Longo, presidente da entidade.
A inflação ainda não influenciou o hábito de compra do consumidor gaúcho, na percepção de Longo. “O cliente, hoje em dia, está muito atento ao orçamento. Em alguns itens houve até diminuição de preços no ano passado, como o óleo de soja. E as lojas também sempre preparam promoções semanais. Com isso, talvez o cliente compre algo hoje que amanhã vai estar mais barato”, acredita o dirigente.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment