Quando o assunto é hábitos de consumo, homens e mulheres apresentam comportamento bem diferente. Isso é o que aponta o estudo feito pelo Ibope Mídia Brasil. Elas, por exemplo, continuam mais vaidosas e fazem questão de estar em dia com a moda. Cerca de 80% gastam um pouco mais com produtos de higiene pessoal de boa qualidade. “O público feminino considera muito importantes os cuidados com a aparência”, afirma Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia Brasil.
Sair às compras, porém, não é só uma questão de necessidade, pelo menos para 49% delas, índice equivalente ao percentual de mulheres que afirmam considerar qualquer tipo de compra prazerosa. Entre os homens, apenas 36% concordam com essa afirmação. “Para as mulheres comprar constitui um tipo de liberdade e envolve aspectos emocionais”, explica Juliana.
Baseado em dados do Target Group Index, o estudo mostra ainda que 66% do público feminino fez compras pessoais nos 30 dias anteriores à pesquisa. O percentual garante o primeiro lugar, mas, surpreendentemente, por uma pequena diferença. Afinal, 60% dos homens também afirmaram ter comprado algo para si no mesmo período.
Produtos que facilitam o dia a dia são igualmente mais valorizados por mulheres do que por homens no momento da compra. Nada menos do que 80% avaliam a conveniência antes de escolher um produto. Entre os homens, o índice é de 72%.
Ainda de acordo com o levantamento, as mulheres arriscam mais trocar de marcas. No total, 53% delas têm esse costume, contra 46% dos homens. E quase metade delas afirmou ter o hábito de experimentar um produto simplesmente pelo fato de ser de uma marca nova. Ao mesmo tempo em que estão abertas à experimentação, as mulheres são também as mais fiéis quando encontram uma marca de que gostam. Essa fidelidade é mantida por 68% delas, ante 63% dos consumidores masculinos.
Preço também é um fator mais importante para o público feminino: 75% afirma procurar os preços mais baixos ao fazer compras. Esse quesito também é considerado por 68% dos homens ouvidos na pesquisa.
O levantamento envolveu 9.728 entrevistas com pessoas de idade superior a 20 anos, residentes em nove regiões metropolitanas do Brasil, além do interior de São Paulo e de outros Estados da região Sul e Sudeste.
Fonte: Supermercado Moderno
Leave A Comment