Em julho, o número de dívidas com pagamento atrasado dos que têm entre 65 e 84 anos aumentou 9,05% em relação ao mesmo mês de 2013. Enquanto isso, a inadimplência de todas as faixas etárias avançou em ritmo menor na mesma comparação, uma taxa média de 5,29% segundo pesquisa do SPC Brasil.
Outro levantamento, feito pela Boa Vista Serviços para traçar o perfil do inadimplente, aponta para a mesma direção. A fatia de consumidores inadimplentes com mais 56 anos de idade subiu de 13% para 17%, do primeiro para o segundo trimestre deste ano. E, no segundo trimestre de 2013, estava em 12%.
“Os mais velhos de hoje não são como os de antigamente. A população da terceira idade está ganhando importância na atividade econômica, tendo novos hábitos de consumo, como viagens turísticas, e acabou se endividando mais”, afirma Marcela Kawauti, economista do SPC Brasil.
Enquanto isso, a participação dos estratos mais jovens no calote diminuiu, segundo o estudo da Boa Vista. No segundo trimestre de 2014, a participação da faixa de até 30 anos entre os inadimplentes caiu de 22% para 19%. Já a parcela entre 31 e 35 anos recuou de 15% para 12% do total.
Por: O Estado de S. Paulo
Leave A Comment