Do total de devedores, 27% tinham conseguido quitar dívidas antigas mas voltaram a atrasar pagamentos
Um velho problema com o qual grande parte dos brasileiros se acostumou a conviver insiste em se manter por perto. Com a economia ainda desaquecida, o fantasma da inadimplência tem tirado o sono de muita gente, mais especificamente de 63,2 milhões de pessoas no mês de abril, segundo dados da Serasa Experian.
Nos cinco primeiros meses deste ano, uma característica específica das pessoas com dívidas em atraso fez acender o sinal de alerta. Do total de devedores no período, 27% eram consumidores que haviam ficado inadimplentes nos 12 meses anteriores, quitaram a dívida e agora voltam a não conseguir honrar seus débitos.
Cenário pior é o de 52,2% dos devedores, que também estavam com débitos um ano atrás, não conseguiram quitar e agora acumulam outra dívida. Todo esse cenário tem freado avanços relevantes no consumo. Economistas analisam que inadimplência e desemprego andam lado a lado, portanto o cenário ganhará contornos positivos somente quando a economia brasileira passar a criar postos de trabalho de forma mais consistente.
Por: S/A Varejo
Leave A Comment