As vendas do Dia da Criança devem representar 35% do total de vendas anuais da indústria, segundo Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).
A previsão do setor é crescer 12% este ano, totalizando R$ 4,340 bilhões de vendas ao varejo, que representam na ponta (para o consumidor) perto de R$ 8,4 bilhões. Costa acredita que, ajudado pela alta do dólar, o mercado pode fechar o ano com 55% de produção nacional contra 45% de importados – em 2012, essa relação foi de 40% para os itens fabricados no País e 60% para os de fora.
As bonecas continuam representando a maior parte das vendas, em torno de 40%. Outro dado é que os estados do Nordeste vêm aumentando sua participação no consumo, enquanto São Paulo reduziu sua participação para 34%.
Somadas ao movimento do período natalino, as vendas da Semana da Criança representam mais de 65% do movimento do ano para a indústria de brinquedos no País. As 371 fábricas de País lançaram 1.750 novos produtos, segundo a Abrinq.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment