Como reflexo disso, os brasileiros estão racionalizando as compras e abrindo mão de serviços.
Pesquisa realizada pela ACSP ( Associação Comercial de São Paulo) constatou que 94% dos brasileiros já consideram que a inflação está impactando seu orçamento. Com 1,2 mil pessoas entrevistadas em 72 municípios, 58% afirmaram que o aumento de preços está afetando muito os gastos; 30% disseram estar sentido um impacto moderado; e 6% apontaram que há pouco reflexo. Outros 2% disseram que não estão sendo afetados pela inflação e 3% não souberam responder.
Entre os vilões da inflação estão os alimentos, responsáveis por 0,32 ponto percentual (pp) da alta de 0,43% do IPCA em março. “Os alimentos consomem uma fatia grande dos gastos familiares e, por isso, os consumidores sentem tanto essa elevação”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
Para enfrentar o problema, os consumidores estão economizando. O estudo apontou que 54% está migrando para marcas mais baratas e 44% adquirindo menor quantidade de produtos. Além disso, também estão usando menos o carro, economizando energia elétrico e saindo menos de casa.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment