Influenciadores digitais criam elo entre mulheres e produtos de beleza

As mulheres brasileiras estão buscando cada vez mais informações na internet sobre produtos de beleza. Por outro lado, a web hoje é um prato cheio de influenciadores digitais recomendando marcas e produtos para seus seguidores, que esperam ansiosamente pelos novos vídeos postados por eles nas redes sociais.

É isso que mostra a pesquisa Influenciadores Digitais e o mercado de beleza no Brasil, feita pelo Pesquisas.com.br com 1.054 mulheres, de classes AB e CDE, em todo o Brasil, avaliando quais as principais redes sociais e canais de acesso a este tipo de conteúdo.

O estudo abordou também qual é o perfil que mais influencia a mulher na hora de tomar a decisão de compra de produtos de beleza.

Influenciadores digitais se unem a grandes marcas

O Youtube é o favorito das mulheres na hora de buscar as informações sobre produtos de beleza no Brasil. Das entrevistadas na pesquisa, 72% delas afirmaram usar a plataforma de vídeos do Google, seguido por Facebook (50%); Instagram (46%) e Blogs (45%).

Por outro lado, é o Facebook o mais utilizado para conectar as mulheres com os influenciadores digitais na internet, independente da classe social, idade ou região do país. Esse é o canal principal que faz o elo entre o consumidor final e os produtos de beleza das grandes marcas.

A pesquisa mostra ainda marcas famosas que foram citadas pelas mulheres participantes do estudo de forma espontânea.

Influência das marcas

O levantamento aponta uma grande oportunidade para as marcas usarem os influenciadores como estratégia de marketing porque uma parte das entrevistadas comprariam produtos que viram em blogs ou redes sociais de alguma celebridade da internet.

A pesquisa mostra os percentuais em detalhes, como quais os perfis mais propensos a comprar produtos de beleza indicados pelos influenciadores digitais, incluindo as mulheres que já compraram algo que viram em redes sociais ou blogs de pessoas famosas na internet.

Apesar de ser notavelmente um oceano a ser explorado pelas marcas de cosméticos e produtos de beleza em geral, a pesquisa mostra que as internautas também dão prioridade a produtos recomendados por pessoas comuns, como familiares e amigos, bem como profissionais e especialistas deste mercado.

Celebridades TV X Internet

Pelo estudo percebe-se que as influenciadoras digitais têm mais espaço na mente das mulheres. Há um ranking de celebridades da internet e da TV que receberam menções espontâneas durante a pesquisa. Curiosamente, até o universo masculino está influenciando as brasileiras a comprar produtos de beleza.

Para a maioria das participantes da pesquisa, o que elas mais procuram em produtos de beleza na internet é para o cabelo. Em segundo no ranking aparece maquiagem; produtos recomendados pelos influenciadores; seguidos por produtos para unhas; alimentação; exercícios; e dieta.

Oportunidade para marcas do nicho

Como os dados obtidos nesse estudo fica muito mais fácil para as grandes marcas do varejo entenderem e se prepararem para este novo comportamento de consumo que já acontece em todo o mundo.

Por: Pesquisas.com.br

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme