O segmento já representa 56% do volume da categoria de cuidados com os cabelos. Para o varejo, é uma boa oportunidade para elevar a lucratividade, já que esses produtos têm maior valor.
O Brasil tem o maior mercado de produtos para tratamento de cabelos da América Latina. De acordo com dados da P&G, os pós-shampoo já representam 56% do volume de vendas do segmento de cuidados com os cabelos, enquanto os produtos para lavar ficam com os 44% restantes. Além da vaidade, o aumento da renda, as novas experiências em salões de beleza, inovações nos lançamentos e fácil acesso à informação – graças à internet – estão entre os principais motivos para o avanço do mercado.
Segundo fabricantes, os shampoos têm perdido espaço para os itens de tratamento, como óleos, ampolas, cremes para pentear e de tratamento. Trata-se de uma oportunidade para o setor supermercadista, uma vez que esses itens têm maior valor agregado e podem rentabilizar a categoria de cuidados com cabelos. Outro benefício é o potencial de crescimento que o segmento de tratamento ainda apresenta. As ampolas, por exemplo, têm apenas 4% de penetração nos lares brasileiros.
Isabela Zakzuk, gerente de marketing de Pantene, explica que o shopper da categoria gosta de experimentar. “Por isso, a recomendação é ter novidades nas lojas e destacá-las em pontos extras ou nas prateleiras com apoio de materiais do fornecedor”, disse a executiva em um encontro com a imprensa, realizado no mês de junho, em São Paulo. A cada dois anos, cerca de 30% do faturamento do setor de cuidados com os cabelos vêm dos lançamentos. Além disso, apenas 31% dos consumidores costumam ser fiéis às marcas, conforme a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Outra sugestão é deixar as gôndolas mais “intuitivas”. Uma maneira de fazer isso é organizar os itens de cuidados com os cabelos nas prateleiras seguindo o critério de compra de cada segmento. Shampoo, por exemplo, deve ser exposto primeiro. Na sequência, devem vir os condicionadores e os cremes de tratamento. Indicar à consumidora qual o produto mais adequado para cada tipo de cabelo também ajuda a vender mais. Em tabloides e cartazes é possível prestar uma pequena consultoria e agradar a clientela. De acordo com Isabela, da P&G, os kits com shampoo, condicionador e creme caíram no gosto do brasileiro. Por isso, também vale a pena avaliar se o cliente gostaria de encontrá-los no sortimento da loja.
Por: Supermercado Moderno
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