Resultado de 2011 foi de 11.475, 2,9% a menos do que em 2010. Botica Comercial Farmacêutica lidera no país e Unilever e Procter & Gamble dividem o primeiro lugar mundial
Os cosméticos mais uma vez têm destaque, respondendo por sete das 10 categorias com os maiores números de embalagens no ano.
O lançamento de embalagens caiu 2,92% no Brasil em 2011, em comparação a 2010, chegando a 11.475 mil. Na última avaliação, o setor teve alta pela primeira vez no ano. O resultado global também registra queda, de 2,6%, com um total de 264.364 mil, segundo levantamento do Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da ESPM.
Com o resultado, o Brasil perde uma posição no ranking mundial e fica em sétimo lugar, com 4,5%. Os países com mais lançamentos são os Estados Unidos (12,3%), outra vez em primeiro lugar, Reino Unido (7,2%), Alemanha (6,4%), Japão (5,5%), França (5,1%) e China (4,7%). Após o Brasil, vêm Índia (4,5%), Canadá (4,4%) e Espanha (3,2%).
Esmaltes para unhas têm destaque no Brasil
Os cosméticos mais uma vez têm destaque, respondendo por sete das 10 categorias com os maiores números de embalagens no ano, tanto no âmbito global quanto no Brasil.
Em primeiro lugar mundialmente, está maquiagem para os lábios (3,6%), seguida por cuidado facial (3,1%) e biscoitos doces (2,8%). Nacionalmente, o destaque são os esmaltes para unhas, que lideram pela primeira vez, com 4,9%, seguidos por maquiagem para os lábios (3,8%) e produtos para o corpo (3,4%).
A pesquisa aponta ainda as empresas com o maior número de novas embalagens em 2011. No mundo, a Unilever e a Procter & Gamble assumem a liderança, ambas com 1,4%, principalmente pelas marcas de cosméticos.
A Avon está em terceiro lugar, seguida por Nestlé, Aldi, Make-Up Art Cosmetics, L’Oréal, o supermercado Tesco, Oriflame, de cosméticos, e Kraft Foods. Já no Brasil, o Grupo O Boticário ocupa a primeira posição, com 2,6%. A Avon está em segundo (2,0%) e a Cosméticos Natura em terceiro (1,6%). Completam a lista Unilever, Nestlé, Hypermarcas, WalMart, Jequiti, La Vitta Cosmética e o Supermercado Dia.
Fonte: Exame
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