Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que o leite longa vida continua impulsionando as vendas da categoria no País. Ao comparar os anos de 2012 e 2013, de acordo com o levantamento, o leite longa vida cresceu em participação de 52% para 54,8% em volume, respectivamente.
O leite longa vida tem no Sul, com 25%, sua principal região de consumo. Mas, segundo os dados, a bebida é a que mais contribui para o desenvolvimento da categoria nas demais regiões do País também. Porém, os dados revelam que ele perde no Nordeste, onde o leite em pó teve uma maior participação em vendas, com 64% na categoria.
Por outro lado, o leite in natura e o pasteurizado foram os que mais impulsionaram a retração da categoria no País, que registrou uma retração de 1,4% em volume no ano de 2013. O leite in natura foi o que mais contribuiu para este recuo, registrando uma participação de 9% em 2013, contra 11,6% em 2012, em volume. Já o leite pasteurizado teve uma diminuição de 0,9% na categoria, no ano passado.
Ao abordar sobre os leites especiais, é possível identificar que este segmento é o que mais cresce entre os leites, principalmente pelos investimentos das grandes marcas. Ele começou a ganhar importância com variações de bebidas enriquecidas com vitaminas e minerais.
Produtos com baixa lactose também se destacam no mercado. Com o preço médio mais elevado, atingem principalmente aqueles que apresentam alguma restrição alimentar ou o consomem por opção de vida.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment