Recente estudo “State of the News Media”, elaborado pelo instituto de pesquisa Pew Research Center analisou as tendências mundiais da mídia e chegou a conclusão de que, entre os norte-americanos entrevistados, já são 46% o grupo que prefere ler notícias em sites de internet, enquanto 40% optam pelo jornal impresso.
Reflexo disso em 2010 foi a queda da receita publicitária de jornais impressos em 6,4% nos Estados Unidos, para US$ 22,8 bilhões, o equivalente a R$ 38,2 bilhões.
Quem lucrou foram os sites de notícias que incrementaram o faturamento em 13,9% no ano passado e atingiu US$ 25,8 bilhões (R$ 43,2 bilhões).
A circulação dos impressos caiu 5% nos dias da semana e 4,5% aos domingos. Com isso, a perspectiva é de corte de empregos nos veículos. “Esperamos uma perda de cerca de 1.100 a 1.500 pessoas, ou 3% a 4% do total.” Enquanto isso, os veículos online estão contratando funcionários, segundo o estudo, que cita os sites AOL, Yahoo! e “The Huffington Post”, que foi comprado pela AOL por US$ 315 milhões (R$ 528 milhões).
Fonte: Propmark
Leave A Comment