Aproximadamente duas em cada cinco empresas ao redor do mundo não possuem medidas para calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas em mídias sociais, de acordo com um relatório apresentado em novembro de 2011 pela Econsultancy em parceria com a LBi e bigmouthmedia. Dados do estudo “State of Social 2011 Report” ainda mostram que 26% das empresas afirmam que podem atribuir uma medida de ROI para apenas uma pequena fração do montante investido em mídias socias, enquanto 20% afirmam fazer uso de medidas de ROI para ao menos a metade do valor destinado a estes canais, o que representa uma queda de 26% em relação aos que afirmaram o mesmo no ano anterior. De acordo com outro estudo apresentado em outubro pela IBM (clique aqui para ler), mais da metade (62%) dos CMOs (diretores de marketing) afirmam que a falta de medidas para calcular o ROI é uma barreira ao uso de novas tecnologias, enquanto 68% afirmam se sentir despreparados para atuar em mídias sociais.
Os problemas com métricas diminuem, mas continuam
A proporção de empresas que afirma não ser capaz de medir o valor recebido pelo investimento em mídias sociais apresentou queda de 21 pontos percentuais no ano a ano. Ainda assim, representa 37% do total. Por outro lado, existe uma discrepância no desempenho reportado dentre os que acreditam ser capaz de mensurar suas campanhas neste canal digital, com aproximadamente 20% afirmando que as mídias sociais apresentam resultados inferiores a outras atividades do marketing digital, crescimento de 18% em relação aos 17% que afirmavam o mesmo em 2010, enquanto uma proporção similar (19%) afirma que o seu desempenho é maior que o apresentado pelo marketing em outros canais digitais, aumento de 27% em relação 15% que diziam o mesmo no ano anterior.
Os resultados reportados pelo lado da oferta são próximos. Porém, um pouco mais animadores, com a proporção de agências / consultorias que afirmam que seus clientes (empresas) são incapazes de mensurar o valor de suas campanhas em mídias sociais diminuindo 38% em relação ao ano passado (34% contra 21%). Dentre estes, 23% afirmam que estas campanhas apresentam um grande retorno sobre o valor investido, enquanto 21% acreditam que estas atividades têm comparativamente menor eficácia, crescimento de 24% em relação aos 17% que afirmavam o mesmo em 2010.
Aumento no investimento planejado
Embora muitos entrevistados trabalhem intensamente para conseguir mensurar o ROI em mídias sociais, a grande maioria das empresas (79%) e agências / consultorias (87%) planejam aumentar seus investimentos neste canal no próximo ano (2012). Já a proporção de companhias que planejam manter o mesmo patamar de investimento aumentou 25%, subindo dos 16% registrados em 2010 para 25% este ano.
Tráfego é a principal métrica
Duas em cada três empresas globais afirmam que o tráfego direcionado para os seus websites é uma das três mais importantes métricas utilizadas pelas empresas para avaliar o desempenho de suas campanhas em mídias sociais, quase o dobro da proporção que atribuiu importância para a conscientização sobre a marca (34%) e engajamento dos consumidores (33%). Em relação ao ano anterior, a parcela que indicou as vendas como uma das três principais medidas apresentou queda de 48% (29% em 2010 contra 15% neste ano). Por outro lado, as vendas (30%) e leads (23%) se mostraram muito mais importantes para os entrevistados do lado da oferta (agências), embora o tráfego direcionado (69%) também esteja entre os três principais.
Fonte: E-Commerce News
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