Quem disse que os americanos são muito melhores? A grama do vizinho está ficando menos verde. Uma pesquisa realizada pelo ministério do Turismo apontou que o número de brasileiros que quer viajar dentro do próprio país subiu de 70,4% para 76% de 2012 até este ano. Ou seja, um a cada três brasileiros afirma ter desejo de arrumar as malas e viajar nos próximos seis meses pelos estados brasileiros
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, um estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, traz dois dados relevantes para o turismo doméstico: as intenções de viagem subiram de 32% para 33,5%. “É uma demonstração de que o setor acumula um crescimento sustentável e que os destinos brasileiros são competitivos e atraem um público cada vez maior”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O estudo revela também que o tipo de hospedagem com maior crescimento foi a casa de amigos e parentes (de 35,7% para 38%) e o meio de transporte que mais cresceu para deslocamentos em viagem foi o automóvel (de 27,7% para 29,7%).
A intenção de viagem cresceu em três das quatro faixas de renda monitoradas pelo MTur. Entre os brasileiros que ganham até R$ 2.100, cresceu de 12,1% para 14,4%; entre R$ 4.801 a R$ 9.600, de 35,2% para 36,1%; e acima de R$ 9.600, de 51,7% para 57,4%, comparando outubro de 2012 a outubro de 2013. O nordeste aparece é a região para onde a maioria (46,9%) dos entrevistados pretende viajar. A segunda região com maior intenções de viagem é o Sudeste (22,5%), seguida pelo Sul (17,9%).
A pesquisa foi realizada com duas mil pessoas em seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A sondagem faz a segmentação do público por renda familiar, faixa etária, grau de instrução, local de residência e gênero.
Outra pesquisa, feita pelo dudi, a agência de viagens online do clickOn, realizou um levantamento com mais de mil pessoas para identificar quais são as suas principais motivações para viajar. A pesquisa concluiu que conhecer um novo local faz parte da cultura do brasileiro, que separa uma parte do seu orçamento para viajar todo ano. Segundo o levantamento, para 78% dos entrevistados o valor médio destinado à compra de pacotes é de até R$ 3 mil. Além disso, os brasileiros costumam viajar com frequência, pois 42% deles afirmaram sair de sua cidade a lazer pelo menos uma vez por ano, 25% duas vezes e 21% três vezes ou mais.
Para a maioria dos entrevistados (64%), a principal motivação para realizar uma viagem é conhecer um local novo. Visitar familiares e amigos e aprender coisas novas/estudar não somam nem 10%. Ao serem questionados sobre o que mais procuram nos destinos que visitam, 34% dos entrevistados respondeu praia, o que mostra que sol e mar ainda são os preferidos dos brasileiros, 27% cultura e 19% preferem explorar a natureza.
Por: Consumidor Moderno
Leave A Comment