A evolução do branding fará com que nos próximos anos as marcas deixem cada vez mais de pertencer às empresas e passarão para as mãos dos consumidores. A afirmação é de Hélio de Carvalho, CEO da FutureBrand. A consultoria comemora 10 anos de operação no Brasil e lança hoje, dia 5, um livro abordando o relacionamento do público com as marcas e na mudança na percepção e nos hábitos de consumo. Leia a entrevista completa:
Mundo do Marketing – As empresas hoje entendem o que é a qual a importância do branding?
Hélio de Carvalho – Não tenho a menor dúvida que sim. Nestes 10 anos o cenário competitivo mudou bastante e as empresas se tornaram muito mais preparadas. O branding passou a ser uma ferramenta utilizada por praticamente todas as empresas. Umas utilizam um pouco mais, outras menos, mas todas reconhecem a sua importância.
O branding nasceu mais ligado ao design e hoje está relacionado a valores e à personalidade da marca. O que mudou?
Hélio de Carvalho – A evolução foi grande. Há 30 anos quando se pensava em marca, estávamos muito mais focados na questão visual. Não havia clareza do branding como estratégia de uma forma mais ampla e conceitual. Falando em torno de 10 anos atrás, existia uma forma mais complexa de branding, mas ela ainda não era amplamente praticada pelo mercado. Certamente hoje faz pouco sentido trabalhar a marca pensando unicamente da questão visual. O design continua tendo importância capital, mas outros elementos são fundamentais, pois uma marca não se resume a um logotipo. Ela é muito mais do que isso.
As marcas nacionais estão acompanhando a evolução do branding?
Hélio de Carvalho – Entendo que sim. Nossas marcas são muito mais fortes e preparadas que há 10 anos. Percebo que há cerca de três e quatro anos iniciamos um outro processo importante que é a internacionalização. Ainda não é possível falar em grandes marcas globais brasileiras, mas iniciamos um movimento para tornar nossas marcas internacionais. Como a economia brasileira ganhou importância, algumas de nossas empresas começaram a operar em outros mercados.
Como você vê o branding nos próximos 10 anos?
Hélio de Carvalho – Acredito que veremos uma potencialização dos elementos que vemos hoje: as marcas se tornando cada vez mais importantes e se tornando parte da vida das pessoas. Elas praticamente deixarão de pertencer às coorporações e estarão cada vez mais vivas nas redes sociais e em canais mais próximas aos consumidores.
Fonte: Exame
Leave A Comment