A estimativa é da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza. O mercado deverá movimentar R$ 20,6 bilhões em produtos e serviços para pets nos próximos sete anos. Em 2013, a categoria deve registrar aumento real de 7,5%, alcançando R$ 14,4 bilhões. O ritmo de crescimento é inferior aos 8,5% registrados em 2012.
Atualmente, mais da metade dos gastos dos donos de cães e gatos são feitos com a compra de ração e petiscos (53,3%). Em seguida, vêm os serviços veterinários, com 14,5% do total, e medicamentos veterinários, com 13,1%. Serviços de higiene e beleza respondem por 9,1% das vendas do setor e, produtos de higiene e beleza, por 5,2%. Acessórios, como roupas e coleiras, ficam com 3,9%.
Já o comércio dos próprios animais, em grande parte informal, movimenta R$ 1 bilhão no País anualmente, segundo o estudo.
Para Luiz Goes, consultor da GS&MD, o mercado pet ainda tem grande potencial de crescimento. O motivo é a entrada de novos consumidores, que ainda alimentam seus cães com comida para humanos e não compram medicamentos, por exemplo.
Além disso, ele acredita que esse setor não está tão sujeito às oscilações da economia como outros. “É um mercado novo e que deve continuar crescendo, enquanto muitos outros segmentos do varejo são mais maduros e sensíveis à inflação”, afirma.
Fonte: Valor Econômico
Por: Supermercado Moderno
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