Porém, menos de 10% interagiram com essas iniciativas.
Um a cada dois brasileiros (48%) soube de alguma ação de marketing promovida por um patrocinador da Fifa ou da CBF relacionada à Copa do Mundo. O IBOPE Inteligência avaliou 38 ações diferentes, de 17 marcas, e verificou que a patrocinadora que teve o maior nível de lembrança chegou a 80% dos entrevistados, enquanto a que teve o menor ficou em 24%.
Entretanto, apenas 9% tiveram alguma interação* com essas iniciativas. A marca que teve mais interação alcançou 23% dos entrevistados e a menor, 4%.
Essas informações fazem parte do Estação Brasil, uma ferramenta que permite identificar ameaças e oportunidades para as marcas, além de avaliar resultados de investimentos e estratégias.
Sentimentos – Outro ponto pesquisado foi o sentimento do público em relação à Copa. Os sentimentos positivos relacionados ao evento que mais vêm crescendo nas últimas semanas são alegria, sucesso, força, esperança, comemoração e união.
Entre as marcas, de abril a maio, seis delas registraram aumento de pensamentos positivos, de até seis pontos percentuais, enquanto quatro observaram aumento de associações negativas. “Isso mostra que não basta só patrocinar, é preciso trabalhar bem a marca e aproveitar o momento da melhor forma possível”, conta a diretora executiva de negócios do IBOPE Inteligência, Silvia Cervellini.
O estudo foi realizado por meio do painel online CONECTAí, com internautas brasileiros com idade a partir de 16 anos, pertencentes às classes A, B, C e D. Foram 1.300 entrevistas por rodada, em dez regiões do Brasil.
* a interação varia conforme a ação de marketing e pode ocorrer por meio de comunicação (comentar com outra pessoa, curtir e/ou compartilhar nas redes sociais), de promoção (cadastrar-se, participar, comprar produtos em promoção) ou de brindes (receber, usar).
Por: Ibope
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