Um novo estudo desenvolvido pela Accenture mostra a tendência no crescimento do consumo dos produtos que permitem acesso móvel a informação. Esse ano, mais da metade (53%) dos entrevistados disseram ter um smartphone, em comparação com 28% no ano anterior. 27% dos entrevistados pretendem comprar esse dispositivo no próximo ano e 30% dos brasileiros desejam ter o aparelho.
Quando o assunto são os tablets, os usuários que possuem o produto no mundo saltaram de 8% para 12% da amostra. Os maiores índices de compra foi ente os usuários de 18 a 34 anos, no Brasil, China e Índia.
Segundo a pesquisa, as principais razões para os consumidores optarem por esse produto são pela portabilidade (mais que um laptop), ser a última inovação nos dispositivos eletrônicos e mais funcional que um telefone móvel. O brasileiro é o campeão do uso dos tablets para uso profissional e pessoal (com 61%), a média mundial é de 5%. A maioria dos usuários no mundo utiliza o produto apenas para uso particular.
A pesquisa de uso de dispositivos eletrônicos da Accenture entrevistou mais de 10 mil consumidores em 10 países, entre eles o Brasil. As principais conclusões do estudo são:
- O sonho de consumo dos brasileiros para 2012 são as TV´s de alta definição (37%), smartphones (30%), tablets (30%) e TV´s 3D (24%);
- Os brasileiros ainda são os que mais pretendem adquirir as TV´s de alta definição, tablets e TV´s 3D, em comparação com os outros países. A média mundial respectivamente foi de 20%, 16% e 13%;
- Os brasileiros são os que mais possuem celulares (71%), DVD players (70%) e netbooks (35%);
- Os dispositivos eletrônicos que os usuários mais possuem estão perdendo espaço. Nos últimos 12 meses caíram as compras de computadores e celulares. Para se ter uma ideia o número de pessoas que possuem celular diminuiu em 20% no mundo;
- 56% dos consumidores no mundo mudaram o seu comportamento de compra, com a adoção do uso de serviços na nuvem (cloud computing). Além disso, 64% dos entrevistados fazem download de aplicativos, usualmente de fabricantes de equipamentos ou provedores de software;
- Um número maior de consumidores nos países emergentes contatou empresas em busca de suporte técnico pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, são eles: India (74%), Brasil (64%) e China (58%). A média mundial foi de 47%.
Os países participantes além do Brasil foram: China, França, Alemanha, Índia, Japão, Rússia, África do Sul, Suécia e Estados Unidos.
Fonte: Consumidor Moderno
Leave A Comment