Mulheres fazem mais compras emocionais do que homens

É o que confirma estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com os dados, 47% das mulheres entrevistadas já realizaram compras por impulso em momentos de tristeza, angústia ou ansiedade. Já entre os homens, este percentual cai para 37% dos casos.

Na avaliação de Ana Paula Bastos, economista do SPC Brasil, o gradual processo de inserção de mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, com um maior poder aquisitivo, fez com que elas passassem a consumir não somente para atender as necessidades básicas, mas também para saciar desejos, fato que sinaliza a necessidade de um aprendizado maior para lidar com o próprio dinheiro, na opinião da economista.

Quando os consumidores admitem comprar movidos por algum impulso, a razão mais prepoderante entre as mulheres é a baixa autoestima (49%) como problemas relacionados à vaidade e insegurança com a própria aparência.

Já o público masculino se descontrola nas compras por conta da ansiedade com algum evento que se aproxima como viagens, férias ou festas (45%).

Outros pretextos citados por ambos os sexos são tensão pré-menstrual – citado pelas mulheres em 32% dos casos – e situações de crise que envolvem o trabalho – segunda razão mais mencionada pela parcela masculina dos entrevistados (38%).

Por: Supermercado Moderno

Enhanced by Zemanta

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme