Autor: Hermano Mota
Se estudarmos meticulosamente, descobrimos diversas boas oportunidades de mercado. Por ser ainda um país em desenvolvimento, o Brasil é propício para se encontrar boas e vantajosas oportunidades de mercado. Porém, se hoje alguém me pedisse uma sugestão de negócio, uma das sugestões seria investir no mercado de animais de estimação.
O mercado de produtos e serviços para animais de estimação, que vêm se tornando tão amplo quanto a variedade das necessidades de seus donos, cresceu espantosos 460% nos últimos nove anos. De acordo com o Ibope, o Brasil já é o segundo país do mundo em população de animais de estimação, com 28 milhões de cães e 12 milhões de gatos, levando-se em conta apenas estes dois animais. Também segundo o Ibope, nos últimos quatro anos, o crescimento do número de cães e gatos foi de 17,6%, taxa muito superior ao crescimento populacional brasileiro no mesmo período, da ordem de 1%, de acordo com o IBGE. Este crescimento espantoso já é um indício de que este mercado só tende a crescer. Atualmente, aproximadamente 59% dos brasileiros possui algum animal de estimação.
Segundo a revista Veja São Paulo, o mercado de vacinas e remédios movimentou R$ 215 milhões, 30% mais do que em 2002 e, só na cidade de São Paulo, existem, hoje, cerca de 4.700 Pet Shops, número maior que o de farmácias (4.000) e padarias (3.200). Só em 2003, surgiram, só em São Paulo, 750 Pet Shops, média de duas por dia.
Pesquisa realizada pela Store Shopping no Rio Grande do Sul revelou que os consumidores utilizam uma parte considerável de sua renda para gastos gerais com seus animais de estimação. Dos 980 entrevistados, 34,58% deles reservam entre R$ 90,00 e R$ 120,00 mensais a seus bichinhos; 30,15% reservam entre R$ 50,00 e R$ 80,00; 20,23% entre R$ 130,00 e R$ 150,00; 12,30% gastam até R$ 50,00 e 2,74%, mais de R$ 200,00 mensais.
O estudo aponta ainda os produtos mais comprados pelos consumidores. A ração é a preferida, com 64,77%, seguida de xampus e perfumes, com 31,75%. Após, vêm brinquedos (17,76%), roupas (17,75%), coleiras (17,63%) e, por estranho que pareça, fraldas (2,43%).
Se levarmos em consideração apenas o número de cães e gatos apurados pelo Ibope e os diferentes gastos médios com eles, apurados pela Store Shopping, podemos chegar facilmente a um número próximo a R$ 4 bilhões como o tamanho aproximado apenas do mercado de produtos e serviços para cães e gatos.
Outra pesquisa, agora da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), revelou que produtos para bebês e para animais de estimação são os que os consumidores menos abrem mão na hora de cortar itens do orçamento, o que mostra que este mercado é mais estável e sofre menos impactos em função dos ciclos da economia e da renda. Porém, enquanto a taxa de natalidade vêm caindo progressivamente, o número de animais de estimação não pára de crescer. Não sei se a população está trocando filhos por animais de estimação (pessoalmente já conheço muitos casos), mas entre abrir uma loja de produtos para bebês e uma loja de produtos para animais, pensaria muito na segunda oportunidade.
Autor: Hermano Mota
Olá tudo bem
Voce poderia me dizer o ano da pesquisa do Ibope, sobre a população de cães e gatos no Brasil, conforme relatou no texto acima.
Se puder me fornecer essa informação eu agradeço, pois gostaria de usá-la em um trabalho de conclusão de concurso, e coloquei seu site como devisa referência bibliográfica.
Obrigada
S. G. B
Boa tarde.
Respondendo à sua dúvida, os dados que utilizei para escrever este artigo são referentes ao ano de 2003. É um pouco antigo, porém há uma reportagem da Meio & Mensagem e que publiquei no site, de setembro de 2011, que avalia o mercado de pet shops no país. Segue o link:
https://www.hermanomota.com.br/2011/09/04/pets-movimentam-r-1126-bi-no-pais/
Qualquer dúvida ou necessidade de alguma ajuda adicional, estou à disposição.
Obrigado.
Hermano