Análise anual da Boa Vista SCPC aponta que a situação econômica atual influencia os consumidores até mesmo em uma das principais datas do segundo semestre.
No próximo domingo, é comemorado o Dia dos Pais, uma das datas tradicionais do calendário anual. Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 72% dos consumidores pretendem comprar presente nessa ocasião – uma marca com quatro pontos percentuais de queda frente ao mesmo período do ano passado.
Neste ano, 24% dos brasileiros gastarão menos para comemorar a data, 40% gastarão a mesma quantia e 36% pretendem investir mais. Ano passado, as percepções registraram 22%, 35% e 43%, respectivamente. A maior influência para que os investimentos sejam menores em 2016 é a situação econômica atual, apontada por 68% dos respondentes. Contenção de despesas e priorização de outras contas também foram razões mencionadas.
Na região Nordeste, houve aumento da pretensão para comprar presentes – 83% frente a 73% registrado em 2015. A maior queda entre as regiões ocorreu na região Norte, que foi de 88% no ano passado para 73% neste ano.
Na ponta do lápis
Em 2016, 70% dos consumidores pretendem gastar até R$ 100 no presente. Em 2015, 68% dos respondentes tinham essa intenção e, em 2014, 39% dos brasileiros estavam nessa categoria. Apenas 5% do público declarou pretensão de investir mais de R$ 600 no presente (porcentagem que também apareceu em 2015, mas que marcava 19% em 2014).
Quando analisado o comprometimento da renda dos indivíduos no quesito presente de Dia dos Pais, 77% das pessoas utilizarão menos de 25% da renda familiar – um número praticamente estável nos últimos dois anos.
Por: No Varejo
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