De acordo com os dados do IBOPE Repucom, luta é o esporte que mais cresceu no país.
57% dos apreciadores de MMA no Brasil têm de 18 a 29 anos de idade
De acordo com dados do SPONSORLINK, do IBOPE Repucom, no Nordeste o percentual de pessoas que afirmam ter muito interesse em MMA supera os que dizem sentir o mesmo por futebol. Identificados como superfãs, esses grupos representam 24% dos torcedores de MMA e 20% dos fãs de futebol.
No Sudeste, a relação é inversa, com o percentual de superfãs de futebol maior que os de MMA: 54% ante 44%, respectivamente.
Para José Colagrossi, diretor do IBOPE Repucom, o maior apreço pelo MMA entre os nordestinos tem explicação. “Existe um número muito expressivo de campeões do MMA vindos do Norte e do Nordeste. E certamente esta é uma das razões para tanta popularidade”, justifica o executivo.
O diretor destaca ainda que o MMA é o esporte que mais cresceu no Brasil nos últimos anos em todas as regiões, classes e faixas sociais. “Hoje, o MMA já é o terceiro esporte no País em termos de audiência, consumo e preferência. E isso só tende a crescer”, ressalta.
Segundo a pesquisa, 57% dos apreciadores de MMA no Brasil têm de 18 a 29 anos de idade e outros 30%, de 30 a 39 anos. Ainda em relação ao perfil nacional dos superfãs de MMA, 41% deles têm ensino médio completo, enquanto 43% têm nível superior completo. Já a renda individual de 52% destes torcedores vai de R$ 1.148 a R$ 5.241 por mês.
Outros esportes
Além do MMA, os nordestinos se destacam também entre os superfãs de futebol de praia 34%. Já quando analisados os esportes mais praticados na região, 30% praticam cooper, 26% futebol e 22% natação.
Metodologia
Realizado entre 30 de agosto e 19 de setembro deste ano, o SPONSORLINK representa a população de internautas brasileiros e considera superfã a pessoa que declara ter “muito interesse” por um determinado esporte. A amostra é de 1.000 entrevistados com mais de 18 anos, a cada onda trimestral.
Por: Ibope
Leave A Comment