Especialistas acreditam que novas ideias serão criadas por meio do crowdsourcing – maneira colaborativa entre empresa e consumidores de pensar em produtos. Com as novidades tecnológicas, redes sociais unindo milhões de pessoas e o consumidor mais interessado em participar, essa tendência de inovação está chegando para ficar.
Um exemplo, ainda em divulgação pela mídia, é a ‘Promoção Ruffles Faça-me um Sabor’, convidando os consumidores a sugerirem novos sabores para a tradicional batata. Para participar, cada interessado devia apenas registrar uma ideia criativa no site, descrevendo ingredientes e enviando imagem sobre a sua inspiração. Agora, o consumidor é novamente convidado para escolher um entre os três sabores já selecionados que ficará disponível no mercado. O criador vai ganhar R$ 50 mil e 1% das vendas do produto.
Especialistas em Marketing e Inovação avaliam que se trata de uma grande sacada da PepsiCo, que celebra 25 anos no Brasil, para agradar o seu consumidor, além da possibilidade de ganhar outros clientes interessados em provar as novidades de sabores.
Renata Figueiredo, diretora de Marketing da empresa no Brasil conta que a proposta foi mexer com a vaidade das pessoas convocadas a participar, além de oferecer um prêmio estimulante. A empresa está ciente da necessidade de inovar para driblar os concorrentes.
Outro exemplo de participação intensa do consumidor guiando a inovação é o do programa Fiat Mio, em que foi montado um carro somente com as ideias e necessidades dos seus clientes, ouvidos pela internet.
Em busca de ideias criativas, a construtora Tecnisa também aderiu à inovação aberta e adotou o modelo de crowdsourcing. Criou o primeiro blog corporativo do mercado imobiliário no país como meio de comunicação e relacionamento com seus stakeholders. O conteúdo interativo é atualizado frequentemente com artigos e sugestões e incentiva a participação dos clientes na troca de opiniões.
O case Red Bull Street Art View, criado pela agência Loducca para a Red Bull, também foi totalmente baseado em crowdsourcing para divulgar a arte de rua. A ideia rendeu ao Brasil um Leão de Prata no Festival de Cannes 2011. O site é uma coleção colaborativa de locais do Google Street View, onde a arte de rua está presente.
De forma dinâmica, a navegação permite aos visitantes terem conhecimento do contexto onde acontece este tipo de arte e de que forma ela interage com a paisagem urbana. Os internautas também podem participar criando a maior coleção de arte do mundo. No Red Bull Street Art View, já existem 4 mil obras catalogadas.
O crowdsourcing traz revolução para o marketing e para a inovação das empresas, criando soluções, resolvendo problemas e desenvolvendo ainda novas tecnologias.
Este é o momento de se incorporar a ideia da inovação olhando sempre a vontade do consumidor, que é quem manda nos negócios.
Fonte: HSM on line
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