Autor: Hermano Mota
Pesquisa realizada pelo Ibope Solution e pela Editora Abril junto a 3.000 pessoas em nove capitais do Brasil procurou explorar melhor o universo da classe “C”, algumas características e valores, dada sua representatividade na economia. Hoje, as pessoas que compõem a chamada classe “C” representam 33% do mercado brasileiro e 29% do consumo nacional.
Tomando como foco somente o universo feminino percebe-se informações muito interessante. Dentre as mulheres da classe C, 39% têm ensino médio, o que revela um aumento no nível de educação e, consequentemente, de exigências perante o mercado. Um total de 42% são casadas e 53% trabalham, mostrando uma oportunidade visto que, dentre as outras 58% das mulheres da classe C que não são casadas está uma considerável parte das mulheres que trabalham. Isso é sinônimo de uma mulher que busca facilidades para seu dia-a-dia a um baixo custo. Dentre as entrevistadas, 75% possuem filhos. Ou seja, dentre as que tem filhos estão as que trabalham e não são casadas, o que confirma a fama das mulheres batalhadoras e que buscam a todo o custo dar uma vida melhor aos filhos, mesmo fazendo o papel de trabalhadora e mãe nos três turnos do dia, visto que 84% tem como um valor ser uma boa mãe, para 92% a união familiar é um valor importante e 88% delas acreditam que têm tanta capacidade de trabalho quanto os homens.
Metade delas tem renda de 2 a 5 salários mínimos. Mesmo assim, o otimismo quanto ao futuro é presente, visto que 94% acredita que no futuro elas estarão melhores do que hoje.
Um último aspecto interessante a ressaltar é em relação à mídia e a percepção delas quanto aos diferentes veículos de comunicação. Levando em consideração que 59% delas afirmaram gostar de ler, a revista, para elas, é tida como um típico veículo feminino, enquanto o jornal seria mais direcionado aos homens. O rádio é percebido como um uso maior por pessoas de idade mais avançada e a Internet para pessoas da classe alta, jovens e pessoas mais cultas. Como percepção é o que vale, essa informação passa a ser importante nas estratégias de comunicação das empresas.
Autor: Hermano Mota
Olá! gostaria de saber qual é a data desta publicação
Bom dia Mariana, tudo bem?
Obrigado pelo contato.
O artigo foi escrito com base em uma pesquisa antiga, em torno de 10 anos.
Atenciosamente.