Para o gosto – e o desgosto – dos jovens

Estudo da B2 analisa hábitos de consumo, opiniões e críticas sobre as marcas dos consumidores brasileiros entre 18 e 25 anos.

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A consultoria B2 apresentou nesta terça-feira 23 o resultado de sua pesquisa anual para analisar hábitos e comportamento dos jovens brasileiros de 18 a 25 anos — e revelar a opinião desse grupo em relação às marcas. Cerca de 700 marcas foram mencionadas pelos entrevistados, com predominância de empresas de tecnologia, vestuário e alimentação. A Apple é a mais citada.

Lembrada por 45% dos jovens, a empresa de Cupertino lidera com folgas o ranking de marcas consideradas referências. Em seguida, vêm Coca-Cola (16%), Nike (15%) e Google (10%).

Quando questionados qual marca os participantes gostariam de ser, 15% citam a fabricante do iPhone. A companhia, nessa lista, está à frente de Google, Coca-Cola e Channel, que aparecem com 5%. Apple ainda lidera nos quesitos inovação (49%), status (26%) e juventude (10%).

O estudo Radar Jovem foi feito durante uma semana com 80 jovens. A metodologia é baseada em entrevistas, acompanhamento via mídias sociais e preenchimento de formulários para dados quantitativos e qualitativos. As mulheres (61%) formaram a maioria dos entrevistados, com concentração de pessoas da região Sudeste. Desse público, 60% é de estudantes e 80% ainda mora com os pais.

O estudo não se restringiu às percepções positivas dos jovens quanto às marcas. Os participantes também compartilharam suas críticas.

Veja abaixo as listas das marcas consideradas referências por jovens, em diferentes categorias.

Juventude
10% Apple
6% Vans
6% Nike
5% Coca-Cola
4% Hollister

Consciência social
10% Coca-Cola
6% Natura
6% Itaú
5% Apple
4% Green Peace

Consciência ambiental
18% Natura
14% Green Peace
3% WWF
2% Osklen
2% Coca-Cola

Ética
5% Natura
4% Apple
3% Nestlé
3% Coca-Cola
2% Itaú

Status
26% Apple
7% Chanel
6% Louis Vuitton
4% Ferrari
3% Prada

Inovação
49% Apple
8% Google
7% Samsung
2% Nike
1% Sony

Agora, veja os rankings das marcas com percepções negativas:

Atraso tecnológico
13% Nokia
3% Motorola
3% Microsoft
3% CCE
3% Samsung

Sem qualidade
4% Dolly
3% Zara
3% Tim
3% CCE
3% C&A

Desrespeita o consumidor
11% Tim
10% Vivo
7% Net
3% Zara
2% Oi

Propaganda enganosa
9% McDonald’s
9% Tim
5% Casas Bahia
3% Vivo
3% Net

Por: Meio & Mensagem

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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