Pesquisa global revela que 90% dos executivos de marketing apostam no crescimento do Marketing de Conteúdo em 2013. Mas será que suas empresas têm uma estratégia?
Estudo global realizado pela Outbrain, empresa criadora de uma plataforma de divulgação e descoberta de conteúdo, e pela agência de pesquisa de mercado eConsultancy junto a 1300 profissionais de marketing detectou uma quase unanimidade: nada menos do que 91% dos profissionais de marketing digital declaram usar o marketing de conteúdo para promover seus produtos e 90% acreditam que ele crescerá em importância nos próximos 12 meses. O número chega a 93% entre as agências e consultores.
Figura 1 – Marketing de Conteúdo: pesquisa revela que 90% dos profissionais de marketing acreditam em crescimento da atividade em 2013
O estudo revela que o marketing de conteúdo está ganhando independência, tendo atingido status de disciplina especializada dentro do marketing digital para 64% dos respondentes. Entre os motivos alegados pelos profissionais para o crescimento da importância do marketing de conteúdo, encontram-se no topo da lista o aumento no engajamento (54%), aumento na visitação ao site da empresa (42%) e o aumento na consciência de marca (35%).
Figura 2 – Objetivos do Marketing de Conteúdo: estudo revela que os principais benefícios perseguidos são engajamento, visitas e consciência da marca.
Quanto aos tipos de conteúdo produzidos pelas empresas, a variedade é imensa, com ampla dominância das postagens em redes sociais (83%), newsletters (78%), publicação de notícias no site (67%), press releases (64%) e blogs (63%).
Figura 3 – A pesquisa revela a grande variedade dos tipos de conteúdo criados pelas empresas com finalidade de marketing.
O reconhecimento da importância do marketing de conteúdo não significa que as empresas apliquem uma gestão consistente a essas atividades. Os dados chegam a ser assustadores: 66% das empresas não definiram um orçamento específico para o marketing de conteúdo; 64% não têm uma estratégia definida; (54%) não têm uma pessoa dedicada internamente à gestão do marketing de conteúdo e 42% acreditam que não dispõem de pessoal suficiente para executar uma estratégia de conteúdo.
O que devemos concluir desse estudo? Do nosso ponto de vista, está claro que, embora “todo mundo” esteja praticando marketing de conteúdo, a maior parte das empresas ainda não despertou para a importância de dotá-lo de uma visão estratégica. Desta forma, as empresas que adotarem uma gestão estratégica e profissional do seu próprio conteúdo terão vantagem competitiva sustentável ao longo dos próximos anos.
Fonte: Gessica Hellman & Cia
Original (Pesquisa: 90% apostam que Marketing de Conteúdo crescerá em 2013).
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