Entre os comportamentos destacados pela análise da Mintel, o perfil “pechincheiro” ganhou destaque.
Os consumidores brasileiros mudaram hábitos de consumo e começaram a explorar novas formas de acesso a produtos, em um cenário de recessão. Um estudo da consultoria Mintel divulgado hoje (03/11) identificou quatro tendências de consumidores brasileiros: os “pechincheiros”, os consumidores engajados em grandes causas, os consumidores ecológicos e as famílias alternativas.
Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel para a região América Latina, afirma que, em um ano de recessão econômica, a categoria de “pechincheiros” é a que ganhará mais destaque. O grupo inclui consumidores que substituíram a compra de produtos pelo aluguel ou troca. “Em um cenário complicado, o consumo compartilhado é uma forma de consumidores manterem o estilo de vida gastando menos”, afirma a analista.
A Mintel também estima que o consumo de produtos recicláveis, biodegradáveis e energeticamente eficientes ganhará força no mercado nacional em 2016. “As pessoas estão descobrindo que as práticas ecológicas vão ajuda-las a economizar dinheiro”, afirma Graciana.
A analista considera que empresas engajadas em ações sociais podem atrair mais consumidores. Como exemplo, ela cita a marca de sucos Tang, da Mondelez, que lançou uma campanha incentivando crianças a realizar trabalhos voluntários.
Outra tendência crescente é a mudança no perfil das famílias. “Animais de estimação são considerados família, por exemplo, e empresas que aceitam animais na loja têm um diferencial”, diz. Para ela, empresas que realizam campanhas publicitárias incluindo novos formatos de família podem ter melhores resultados.
Fonte: Valor Econômico
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment