Pesquisa no canal da construção revela que 71% da decisão de compra acontece no PDV

O estudo, que envolveu 1.949 entrevistas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, revelou que, o índice de decisão de compra no PDV entre os consumidores finais é de 71%, sendo que apenas 29% dos produtos comprados já tinham marca definida. Entre os consumidores profissionais, o índice de decisão de compra  é de 56%,  tendo marca já definida, 43% dos produtos.

Outro dado observado revela que 63% dos consumidores finais são do sexo masculino e 37% do sexo feminino. Em relação ao perfil profissional,  as mulheres representam 6% do público, um número considerado representativo no canal, o que indica uma oportunidade de comunicação mais dirigida no PDV.

Quando falado em classe social, o estudo mostra que a maior parte dos compradores de material de construção é da classe B, representada por 52%, seguida pela C, com 31%, da A, com 14% e da classe D, com 3%.

A pesquisa revela também que, a idade média dos consumidores é 40 anos e o ticket médio dos compradores no canal da construção é R$ 110. Outro resultado ainda em relação aos gastos efetuados nas lojas,  revela que 67% das compras realizadas foram pagas em dinheiro.

Entre os principais motivos de compra, estão à reforma e manutenção, com 40% e o reparo e conserto, com 30%. Um resultado interessante visto que, 69% dos compradores são os próprios  responsáveis pelo uso do material,  o que reforça a característica já vista de obras autogeridas no Brasil.

A preferência pelo atendimento assistido é comum para os perfis consumidor e profissional,  69% dos entrevistados pedem auxílio de um vendedor e 33% preferem atendimento com um especialista de cada setor.

O fato pode ser explicado pela natureza dos itens vendidos, uma vez que, grande parte exige explicação técnica e garantia de recomendação de profissionais que conhecem as categorias.

Percebeu-se também que, dos entrevistados que costumam pesquisar preços, 89% o fazem visitando outras lojas, em destaque para a internet como segunda opção,  que aparece mais presente entre mulheres  jovens, de classe  A e consumidoras de Home Centers.

Indicadores do levantamento mostram que o consumidores domésticos são mais suscetíveis às compras de impulso que os profissionais, principalmente pelo fato destes últimos terem maior familiaridade com as categorias e, portanto, maior planejamento e foco no momento da compra.

O estudo revela ainda que, a localização é o primeiro fator de escolha da loja, apontado como motivo principal por 57% dos entrevistados, seguido por preço com 48% e variedade de produtos com 38%.

Experiências e resultados

Patrocinadores revelam as experiêcias e resultados obtidos com os investimentos no  estudo do canal.

“A pesquisa é muito interessante pois possibilita conhecer o comportamento de compras dos consumidores nos canais Home Center e Materiais de Construção. Esse  universo cresce a cada dia e ainda hoje não é auditado, por isso  encontramos algumas dificuldades para sabermos quais são as melhores formas de comunicação com esses consumidores. Nesse canal, diferente do varejo alimentar, a compra é assistida, ou seja, o consumidor precisa de auxilio para decidir o que comprar e qual marca comprar. Nesse sentido a pesquisa é valiosa pois desbrava esse comportamento e nos possibilidade vislumbrar uma direção mais segura.” Meire Souza, Gerente Trade Marketing da Papaiz.

Fonte: Popai Brasil

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By | 2020-07-24T17:47:30-03:00 25 setembro, 2011|Categories: PDV|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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