Escolhas são bem diferentes em relação à compra voltada para beber fora dos domicílios.
Quem compra refrigerantes para consumir dentro de casa recorre, mais comumente, a lojas do varejo alimentar, como super e hipermercados. E essa ocasião de consumo envolve hábitos muito diferentes se comparados com o comportamento observado fora do lar. Os dados que revelam essa hipersegmentação são de um levantamento da Kantar , apresentado durante a Apas Show 2019.
O estudo constatou que as embalagens plásticas representam 95% do volume da bebida que chega aos lares, contra 4,6% das embalagens de lata. Essa proporção é bem diferente do que acontece fora de casa, ocasião de consumo em que as garrafas plásticas têm sua participação reduzida para 68%, enquanto a representatividade das latas sobe para 26%.
O sabor cola lidera a procura por refrigerantes em termos de sabor, mas essa vantagem é bem menor quando a compra é voltada ao consumo dentro do lar: nesse caso refrigerantes de cola abocanham 28% de participação, sendo seguidos de perto pelo sabor guaraná (27%), especificamente em compras nos super e hipermercados. Já quando o consumo é fora do lar, a diferença é bem maior, pois este tipo da bebida representa 58% das escolhas nas ocasiões de impulso, contra 20% do guaraná, 12% de laranja e 8% de limão, de acordo com os dados da Kantar.
Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação a produtos regulares e diet/light/zero. Em casa, as bebidas regulares são mais importantes (54%) do que as zero açúcar nos finais de semana. Já fora do lar as opções diet/light/zero têm ligeira vantagem nas vendas aos sábados e domingos.
“É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados, supermercados de rede e lojas de departamento”, analisa Deborah Maeda, Diretora de Retail da Kantar.
Por: S/A Varejo
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