Pesquisa revela o que os jovens pensam de si mesmos

Para 94,88% dos jovens de 11 a 16 anos, vencer na vida é fundamental.  Meninas se preocupam muito com a aparência, enquanto para os meninos a maior preocupação é ter alguém para ficar/namorar.

Os alunos responderam um questionário online sobre temas como o que mais gosta e o que mais incomoda em sua personalidade, o que gostaria de mudar, com quem se considera parecido (pai, mãe, amigos, professores, tios, irmãos e primos) e convivência na escola, com família e amigos.

De acordo com Andréia Schmidt, psicóloga do Portal Educacional e responsável pela análise da pesquisa, o estudo mostrou que os jovens gostam de si mesmos e valorizam aspectos importantes de seu jeito de ser, especialmente aqueles ligados às relações interpessoais.

Apesar da maioria dos estudantes estarem satisfeitos consigo, a timidez foi apontada por uma parcela significativa dos participantes como algo que os incomoda.

A pesquisadora observou ainda que pessoas próximas (família e amigos) foram consideradas essenciais por todos os participantes. A escola também tem um papel fundamental na vida destes jovens. “A pesquisa também nos proporcionou um bom retrato da época em que vivemos, pois nos permitiu perceber que nossos adolescentes se preocupam muito mais com questões individuais (saúde, escolha profissional e aparência) do que com questões que afetam a vida de todos, como a política, a arte, a desigualdade social e o meio ambiente”, explica Andréia.

Outro ponto identificado na pesquisa foi a diferença entre gêneros, ligadas à construção de uma identidade masculina e feminina.

Símbolos que remetem ao universo masculino como estar bem informado, dinheiro, ter alguém para ficar/namorar e ser popular estavam presentes de forma marcante nas respostas dos meninos.

Do mesmo modo alguns traços muito relacionados à mulher em nossa cultura foram predominantes nas respostas das garotas, como a valorização da aparência, a preocupação com o bem-estar dos outros e estar na moda.

“Mas, como os tempos mudam, a diferença no percentual das respostas entre garotos e garotas a respeito desses e de outros itens foi menor do que provavelmente seria no passado”, afirma a pesquisadora.

Os pontos em comum entre meninos e meninas é a importância da diversão, ter seu próprio espaço e vencer na vida, por exemplo.

A pesquisa “Identidade. Qual é a Sua?” faz parte dos projetos colaborativos realizados ao longo do ano letivo pelo Portal Educacional.

Fonte: Tottal Marketing

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T14:11:03-03:00 28 abril, 2011|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme