Pix e aproximação são destaques da forma de consumir, aponta Itaú

Banco apresentou relatório que indica consolidação do Pix como forma de pagamento; wallets e aproximação são meios que mais crescem

Pix tem ganhado mais e mais espaço como meio de pagamento dos brasileiros, online e fisicamente. O Itaú divulgou a nova edição da análise do comportamento de consumo, relatório que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros –feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú-Unibanco, nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco. A análise do último trimestre de 2022 pela primeira vez inclui o pagamento instantâneo, considerando as transações de pessoa física para estabelecimentos ou empreendedores individuais.

No cenário macroeconômico, a expectativa do banco é que a inflação se mantenha em alta em 2023, devido ao retorno de impostos e ao aumento do consumo, que pressiona a demanda, e ao mercado de trabalho aquecido, o que tender a elevar os salários, aponta o economista Pedro Schneider.

“A inflação está muito pressionada pela curva salarial. Com a taxa de desemprego nas mínimas recentes, de volta ao nível pré-pandemia, e mais importante, para a tendência pré-pandemia, vemos uma pressão sobre salários que tende a impactar a demanda e os preços. Por outro lado, já estamos vendo uma desinflação de bens já ocorrendo com queda de preços de commodities; já a desinflação de serviços demora mais para ser sentida”, indica.

Pix tem crescimento consistente

Uma das principais conclusões do relatório do Itaú é a adesão ao Pix. Embora seu crescimento tenha desacelerado no quarto trimestre em relação aos meses anteriores, devido à maior adesão, a curva de crescimento continua elevada e deve se manter nesse patamar.

Segundo Mario Miguel, diretor de Cartões doItaú, “o Pix cada vez mais ocupa o lugar do cartão de débito e do boleto. Uma dúvida que tínhamos era se o comportamento online, acelerado na pandemia, se perpetuaria quando a pandemia arrefecesse. E concluímos, pelo último trimestre, que sim”, indica Miguel.

As compras online tiveram um crescimento de 41% em 2022. O Itaú acredita que ainda tem espaço para crescer, e o Pix tem ajudado nessa dinâmica.

O economista explica que a lógica de consumo no e-commerce mudou, com setores como alimentos perdendo força, mas o mundo online continua a ocupar espaço importante para as vendas do varejo por ter se tornado um hábito permanente para os consumidores, independente das restrições de mobilidade que foram impostas durante a pandemia.

Um dos motivos atribuídos para o crescimento do Pix é como ele é incentivado pelo varejo com descontos e transações mais baratas. A análise do Itaú indica um crescimento no número de transações e também nos valores transacionados, apesar de o ticket médio ainda ser mais baixo que do crédito e do débito.

Outro destaque do Pix é o crescimento de sua fatia de pagamentos no mundo físico, para além do e-commerce, explica o economista. “Os próprios comerciantes, de vários portes, têm se movido para vender mais pelo Pix. E definitivamente o banco aposta bastante no meio de pagamento. Imaginamos a convivência de pix, débito e crédito, para que cliente e varejista escolham a melhor forma de transacionar”, avalia Miguel.


Já o uso do cartão tem se mantido estável, tanto à vista e parcelado. “O que percebemos é que quando a transação é mais barata, o pagamento é mais comumente feito à vista. Já os brasileiros preferem parcelar as mais caras”.

Aproximação e wallets se popularizam

pagamento por aproximação e wallets, as carteiras digitais. têm crescido, tanto em valor quanto em quantidade de transações. O crescimento de ano a ano é de 100%, aponta o Itaú, que estimula o aumento do uso da ferramenta. O uso da aproximação já representa 17% do share de transações, e na opinião do grupo Itaú é um caminho sem volta.

“O pagamento por aproximação é uma agenda que o grupo Itaú tem incentivado bastante, pela facilidade de uso, onde a rapidez da transação requer jornada mais fluida para os clientes”, pondera o diretor de Cartões. A análise também incluiu cartão virtual, que teve em 2022 seu melhor ano de uso, com crescimento de 21%. O estímulo do Itaú ao seu uso é orientado à praticidade e a segurança, que se reflete na diminuição de fraudes com o número do cartão plástico.


Em relação às características do consumo do varejo, o Itaú identificou crescimento especialmente nos segmentos de cultura, esporte, lazer, que ficaram em primeiro lugar, com percentual acima dos demais.

Por: Cecília Delgado, Consumidor Moderno

By | 2023-02-26T07:35:00-03:00 08 fevereiro, 2023|Categories: Consumo|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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