Estudo apresenta comparativo da decisão de compra no ponto-de-venda em diferentes formatos de varejo e revela detalhes sobre o perfil do novo consumidor
a) 62% dos consumidores que freqüentam Mercadinhos são mulheres. Nas Padarias, 52% dos freqüentadores são homens casados e nas Lojas de Conveniência 70% do público é masculino;
b) A freqüência de visitas/compra nas Padarias é de 21,38 vezes por mês, nos Mercadinhos 16,50 e nas Lojas de Conveniência 13,76;
c) A principal razão de compra nos Mercadinhos é preço e atendimento; nas Padarias, atendimento e qualidade dos produtos e nas Lojas de Conveniência, fácil acesso e atendimento 24 horas.
d) O ticket médio nos Mercadinhos é R$ 7,12, nas Padarias, R$ 3,57 e nas Lojas de Conveniência R$ 4,24;
e) 79% dos produtos adquiridos foram planejados e 21% foram impulsionados na hora da compra. Na média, entre produtos e marcas decididos no ponto de venda o índice ficou em 42%.
Produtos mais planejados e comprados de acordo com os canais:
- Mercadinhos: pães, carnes, refrigerantes, biscoitos, leite e hortifrutigranjeiros;
- Padarias: pães, refrigerantes e cigarros;
- Lojas de Conveniência: cigarros, refrigerantes, cervejas, salgadinhos caseiros e sorvetes;
Itens de maior compra por impulso:
- Mercadinhos: sucos, sabão em pó, queijo/mussarela, cigarro, refrigerante, leite, pão, cerveja, margarina e café;
- Padarias: queijo/mussarela, leite, salgadinho caseiro, sorvete, suco, refrigerante, café, yogurte e lanches;
- Lojas de Conveniência: balas, chocolates, goma de mascar, sorvete, salgadinho caseiro, água mineral e salgadinho industrializado.
Fonte: Administradores.com.br
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