POPAI Brasil divulga nova pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor no Pequeno Varejo

Estudo apresenta comparativo da decisão de compra no ponto-de-venda em diferentes formatos de varejo e revela detalhes sobre o perfil do novo consumidor

a) 62% dos consumidores que freqüentam Mercadinhos são mulheres. Nas Padarias, 52% dos freqüentadores são homens casados e nas Lojas de Conveniência 70% do público é masculino;

b) A freqüência de visitas/compra nas Padarias é de 21,38 vezes por mês, nos Mercadinhos 16,50 e nas Lojas de Conveniência 13,76;

c) A principal razão de compra nos Mercadinhos é preço e atendimento; nas Padarias, atendimento e qualidade dos produtos e nas Lojas de Conveniência, fácil acesso e atendimento 24 horas.

d) O ticket médio nos Mercadinhos é R$ 7,12, nas Padarias, R$ 3,57 e nas Lojas de Conveniência R$ 4,24;

e) 79% dos produtos adquiridos foram planejados e 21% foram impulsionados na hora da compra. Na média, entre produtos e marcas decididos no ponto de venda o índice ficou em 42%.

Produtos mais planejados e comprados de acordo com os canais:

Mercadinhos: pães, carnes, refrigerantes, biscoitos, leite e hortifrutigranjeiros;
Padarias: pães, refrigerantes e cigarros;

Lojas de Conveniência: cigarros, refrigerantes, cervejas, salgadinhos caseiros e sorvetes;

Itens de maior compra por impulso:

Mercadinhos: sucos, sabão em pó, queijo/mussarela, cigarro, refrigerante, leite, pão, cerveja, margarina e café;

Padarias: queijo/mussarela, leite, salgadinho caseiro, sorvete, suco, refrigerante, café, yogurte e lanches;

Lojas de Conveniência: balas, chocolates, goma de mascar, sorvete, salgadinho caseiro, água mineral e salgadinho industrializado.

Fonte: Administradores.com.br

By | 2020-11-10T10:55:03-03:00 07 fevereiro, 2019|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme