O índice e-flation registrou no mês de fevereiro inflação de 0,95% nos preços praticados no e-commerce brasileiro. Em relação ao mês anterior, quando se apurou deflação de -2,06%, o índice apresentou alta de 3,01 p.p. Já na comparação com fevereiro de 2014, quando se constatou deflação de 1,15%, houve uma alta de 2,1 p.p.
No acumulado de 12 meses o índice apresenta deflação de 4,05% e, no acumulado de 2015 (janeiro e fevereiro), a deflação verificada é de 4,11%.
Quatro categorias apresentaram queda de preços em fevereiro. São elas: “CDs e DVDs” (-8,01%), “Cine e Foto” (-3,19%), “Telefonia e Celulares” (-1,66%) e “Brinquedos” (-0,82%). As demais categorias contabilizaram inflação: “Eletrodomésticos” (3,66%), “Eletroeletrônicos” (0,78%), “Informática” (0,12%), “Livros” (0,78%), “Medicamentos” (4,28%) e “Perfumes e Cosméticos” (0,87%).
De acordo com o presidente do conselho do Provar/FIA Claudio Felisoni de Angelo, este resultado já é reflexo dos impactos do cenário econômico atual no varejo virtual. “O preço elevado do dólar e a inflação em altos níveis no varejo de loja física já começam a interferir nas vendas virtuais e, o que podemos esperar para os próximos meses é que este índice continue em alta”, comenta.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce.
Por: Supermercado Moderno
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