Preocupado com a saúde, consumidor muda preferências no supermerado

preocupado-com-a-saude-consumidor-muda-preferencias-no-supermerado-1

A preocupação com a saúde e bem-estar também muda os hábitos do consumidor nos supermercados. Refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar aparecem entre os itens de maior retração nas vendas no ano passado, dando espaço a suco de frutas pronto, azeite e iogurte, entre outros produtos.

Os dados constam em pesquisa da Nielsen, apresentada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) durante a abertura da feira do varejo de alimentação que leva o nome da entidade.

“As categorias de maior retração mostram claramente a busca pela saudabilidade por parte do consumidor”, disse João Galassi, presidente da entidade.

preocupado-com-a-saude-consumidor-muda-preferencias-no-supermerado-2

Inflação

A inflação e o elevado nível de endividamento também mudaram os hábitos do consumidor, que passou a planejar mais as suas compras para não retirar do carrinho produtos que foram incluídos no período de alta da renda, mostra reportagem de hoje da Folha.

preocupado-com-a-saude-consumidor-muda-preferencias-no-supermerado-3

Fazer compra do mês, buscar embalagens econômicas e marcas mais baratas são práticas que têm se tornado mais comuns.

“A prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos”, diz João Galassi, presidente da Apas.

Ele ressalta, porém, que o cliente ainda não precisou abrir mão de nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que deve ficar em 7% neste ano, segundo previsão da própria entidade.

O número de viagens aos pontos de venda, por exemplo, caiu de 170, em 2012, para 156 no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel apresentada ontem.

A redução dos canais está relacionada com a priorização das compras: 72% das idas aos supermercados destinam-se à compra do mês ou à reposição de itens básicos.

A menor frequência e a busca por uma boa relação custo-benefício também mudam o planejamento de fabricantes. De acordo com pesquisa da Nielsen, as opções de embalagens econômicas tiveram um aumento de 60% nas 20 categorias com maior valor de vendas. É o caso de papel higiênico, sabão em pó e cerveja, por exemplo.

Por: Folha de São Paulo

By | 2017-05-28T21:48:23-03:00 26 abril, 2014|Categories: Marca, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme