O setor de chocolates enfrenta neste ano uma queda de 2% na produção, no índice acumulado de janeiro a setembro, em comparação com igual período de 2013. As informações são da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
No total, foram fabricadas 384.289 toneladas nos primeiros nove meses do ano. Entre janeiro e setembro de 2013, haviam sido 391.999.
Segundo Getúlio Ursulino Neto, presidente da Abicab, o cenário negativo ocorre porque “que o consumidor não tem dinheiro e não está comprando”. No entanto, o segmento de chocolates premium continua crescendo, segundo ele. “Esses produtos vão bem, em detrimento do consumo de massa”, acrescenta.
No ano passado, o setor de chocolates em geral já apresentou queda, de 0,52%. Quando os achocolatados em pó são considerados na conta, no entanto, a retração ocorre há dois anos.
Quem se aproveita são as fabricantes etsrangeiras, que, vêm ganhando espaço no mercado nacional. Mesmo com a retração do setor como um todo, essas empresas cresceram 14,3% no Brasil, no primeiro semestre do ano.
Fonte: Folha de S. Paulo
Leave A Comment