Nas últimas duas décadas, a cesta de consumo de higiene e beleza nunca teve queda nas vendas, crescendo quase três vezes durante este período, segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen para a Beauty Fair, evento do setor que ocorre nesta semana.
Enquanto as vendas gerais dos itens de supermercado cresceram 124% nos últimos 20 anos, o segmento de higiene e beleza teve alta maior, de 185%, segundo o levantamento da Nielsen.
Na análise da empresa, há um fator de indulgência que motiva os gastos com higiene e beleza mesmo em tempos econômicos difíceis. “Os produtos do setor tem um apelo emocional que ajuda a preservar a autoestima dos brasileiros em cenários de tensão. Tanto que a compra por indulgência (“eu mereço”) aumenta em tempos de crise”, afirma Carlos Gouveia, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen.
A ascensão da Classe C é outro fator que contribui para este crescimento. Essa faixa de renda foi a responsável por consumir produtos de beleza mais sofisticados e com maior freqüência nos últimos anos.
Além disso, os lançamentos fazem parte da estratégia do setor. Foram lançados 2.102 produtos de 2013 até julho de 2014, enquanto a média dos outros segmentos (alimentos, bebidas, produtos de limpeza) é de 960.
Por: Supermercado Moderno
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