De 23 a 27 de novembro, o faturamento no e-commerce atingiu a marca de R$3,2 bilhões, alta de 8,7% ante o mesmo período de 2016, quando o montante foi de R$2,9 bilhões, segundo a Ebit.
A empresa informou que o número de pedidos aumentou 16,1%, de 5,2 milhões para 6,1 milhões, enquanto o tíquete médio retraiu 6,4%, de R$555 para R$ 520.
O período analisado compreende desde a véspera da Black Friday (23) até a Cyber Monday (27).
Considerando os resultados apenas da segunda-feira, houve uma alta de faturamento de 6%, de R$ 291 milhões para R$ 308,5 milhões, com alta de 22% no número de pedidos, de 591 mil para 721 mil e queda ainda maior no tíquete médio, de 13,2%, de R$492 para R$428.
“A Cyber Monday está ganhando força como data tradicional de descontos. O recuo no tíquete médio mostrou que os varejistas ampliaram suas ofertas e aumentaram os descontos do produto”, afirmou Pedro Guasti, CEO da Ebit, em nota à imprensa.
Entretanto, segundo a empresa, além da segunda-feira, outro destaque foi a quinta-feira (23), véspera da Black Friday (24), que também concentrou muito mais vendas na comparação com 2016.
Para o COO da empresa, André Dias, este fato deve-se à antecipação das ofertas e uma mudança no comportamento do consumidor, que começou a realizar suas compras no final da tarde de quinta-feira, o que resultou num pico de vendas das 18h às 23h59 na véspera da Black Friday (24), “horário no qual a Ebit registrou o maior crescimento em comparação ao ano anterior”, explicou.
Na sexta-feira (24), principal dia de ofertas, o e-commerce brasileiro faturou R$2,1 bilhões este ano, alta de 10,3% ante aos R$1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado*. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$580 para R$562, na comparação entre os períodos.
Confira o resultado consolidado do período (23 a 27/11):
Confira o ranking das principais categorias da Black Friday por volume de faturamento e pedidos, respectivamente, no período:
*Os dados apresentados pela Ebit referem-se ao montante faturado pelo e-commerce nos dias 23 e 24 de novembro, por conta da recente mudança de metodologia e aumento na antecipação de compras ocorrida este ano na véspera da Black Friday, como já ocorre em outros países como Estados Unidos.
Por: Mercado & Consumo
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