Sem pressa para alterar o logotipo

.
É comum as empresas passarem por reformulações e adequarem suas estratégias de branding a novas tendências ou segmentos de mercado. Muitas vezes, é fundamental retrabalhar a identidade visual da marca. Mas, afinal, existe um momento “certo” para se redesenhar o cartão de visitas da empresa?
.
“Não há uma resposta padrão”, explica Carlos Dranger, diretor da Cauduro Associados, empresa responsável pela reformulação de logotipos de empresas como Vale e Banco do Brasil. Segundo ele, tudo depende do contexto de cada companhia e do mercado no qual ela está inserida.
.
Vários fatores levam as empresas a se readequarem. A decisão é tomada em função de novas estratégias de mercado, expansão ou pela simples necessidade de rejuvenescer a marca. Hoje, relata Dranger, muitas companhias buscam links visuais com valores da sustentabilidade e da era digital.
.
Mas independentemente das razões que levam as companhias a redefinir suas grifes, o objetivo final é um só. “O vínculo das pessoas com a marca gera referência. Isso é top of mind”, sentencia Dranger. Quando uma marca é lembrada imediatamente, é porque ela cumpriu seu papel.
.
Para chegar ao ponto de ser a mais lembrada, a marca passa por um longo processo de construção da identidade visual – que depende de uma compreensão minuciosa de como funciona o mercado. “Precisamos vestir a camisa do cliente e entender tudo sobre ele”, ensina Dranger, lamentando que o Brasil não tenha sites especializados em estudo de tendência. “Nos Estados Unidos isso é muito comum. A indústria automobilística utiliza muito. Aqui, quando tem, é dentro das empresas”.
.
Fonte: Amanhã
Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T14:11:20-03:00 23 fevereiro, 2011|Categories: Design|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme