Dados foram apresentados na abertura da Apas Show 2022
Apesar do período economicamente difícil para o Brasil e o mundo por causa da pandemia, o setor supermercadista cresceu em 2021. O número de lojas subiu 4,1% comparado a 2020, ultrapassando os 100 mil pontos de venda. O setor gerou mais de um milhão de empregos no último ano, registrando alta de 4%. Enquanto a inflação teve maior impacto nos legumes e verduras, segundo pesquisas apresentadas na Apas Show 2022, feitas pela Boltis e Shopper Experience.
O faturamento da categoria chegou a R$ 556 bilhões, um número muito maior do que em 2020, que foi de R$ 450 bilhões. O estado de São Paulo é responsável por 32% de share nacional, com faturamento de R$ 177 bilhões. Os dados apresentados na 36ª edição da feira mostram que o aumento no preço dos alimentos não significa um crescimento das margens de lucro para o agronegócio ou supermercados, já que diversos fatores externos prejudicam o valor, como efeito cascata da guerra, crise energética e a demanda global por commodities.
Em relação ao comportamento do consumidor, a pesquisa aponta que houve um maior aumento de compra nas categorias de Higiene Pessoal e Beleza, junto de Padaria, Pães e bolos. Também houve uma diminuição do poder de compra impactando nos índices de crescimento dos gastos mensais. A média mensal de todas as classes sociais ficou em R$ 1.140,82 em 2022, enquanto em 2021 foi de R$ 1.074,40 – uma diferença bem alta comparada a 2020 que era de R$ 742,84.
Apesar disso, o valor do ticket médio se mantém estável ao longo do último ano, já que para se adequar a essa realidade o consumidor reduz quantidade média de itens comprados. Uma mudança sentida foi na categoria de Açougue: com a redução do preço médio, os Suínos ganham importância, indicando migração de Bovinos para Suínos. Em FLV, os impactos em volume são mais significativos, com redução na quantidade média consumida (-4,7%).
Por: Mundo do Marketing
Leave A Comment