O mercado brasileiro de bens duráveis cresceu 9% no ano passado, sobre 2012, segundo divulgou a consultoria GfK. O resultado foi puxado pelos segmentos de linha marrom e telecomunicações, que, com respectivas altas de 16,6% e 25,2%, tiveram as televisões de tela fina e os smartphones como principais impulsores.
Somente no quarto trimestre, a linha de telecomunicação cresceu 33,7% sobre igual período de 2012. Enquanto telefones fixos e celulares comuns perderam vendas no período, “quem alavancou o mercado foram os smartphones, que dobraram de valor”, segundo a GfK.
Já a linha marrom, que também inclui itens como tocadores de DVD e aparelhos de som, foi empurrada pelas televisões de tela fina para alcançar uma alta de 25% somente no quarto trimestre. Foram destacados pela GfK os televisores de “altas polegadas”, com maior preço médio.
Outro setor muito representativo entre os bens duráveis, a linha branca apresentou alta de 1,8% durante o ano de 2013. Máquinas de lavar roupas e lava-louças foram destaques positivos, ao contrário de geladeiras, freezers e fogões. Já os eletroportáteis avançaram 17,1% no ano passado e 13,2% no quarto trimestre.
Os grupos “informática” e “foto” foram os únicos a apresentar retração nas vendas no ano passado. Tiveram quedas de 9,8% e 10,9%, respectivamente.
Por: Supermercado Moderno
Leave A Comment