O instituto de pesquisas sobre consumidor da Experian Marketing Service, o Experian Simmons, divulgou seu estudo intitulado “2011 Mobile Consumer Research”, onde provê informações reveladoras sobre como os hábitos dos consumidores norte-americanos influenciam nas tendências de compras móveis.
O estudo traz grandes insights para ajudar os empresários a se prepararem para o futuro do m-commerce. Entre os tópicos abordados, se encontram como os consumidores utilizam seus telefones para gerenciar conexões sociais, consumir mídias, coletar informações, pensam seu plano de compras, interagem com publicidade móvel, dentre outros.
As empresas que analisarem o estudo devem prender atenção ao fato de que 29% dos proprietários de telefones celulares acreditam que seus dispositivos serão utilizados como primeira opção para resolver suas necessidades de entretenimento no futuro.
Talvez a estatística mais importante observada no estudo seja a de que 33 milhões de norte-americanos usaram seus dispositivos móveis para atividades ligadas a compras.
O relatório também inclui um perfil de cinco segmentos distintos de consumidores móveis desenvolvido pela Experian Simmons. Eles são os “mobirati” (geração móvel), usuários sociais, profissionais móveis, adotantes pragmáticos e planejadores básicos. O estudo apresenta a receptividade de cada segmento com a publicidade tradicional e móvel.
Outros resultados encontrados no relatório:
- Mais de 90% dos adultos possuem um celular. Além disso, 70% dos adolescentes e 20% das crianças também possuem dispositivos móveis;
- 56% dos proprietários de smartphones usam seu dispositivo para acessar a internet;
- 36% dos proprietários de iPhones afirmam que querem realizar compras utilizando seus telefones;
- 20% dos usuários de redes sociais acessam suas contas via dispositivos móveis;
- 16% dos proprietários de dispositivos móveis baixaram algum aplicativo para seu celular no último mês.
“A explosão no uso de tecnologias móveis fez com que esta indústria mudasse o jogo das vendas e os comerciantes precisam de conclusões confiáveis para entender melhor estas rápidas mudanças” afirmou Ken Wollenber, gerente geral da Experian Simmons. “Este relatório irá ajudá-los a elaborar planos oportunos, relevantes e mais eficientes para conduzi-los a maiores vendas e a construção de uma maior reputação de sua marca no espaço móvel”.
Fonte: E-Commerce News
A compra através do celular é menos uma questão de cultura e mais uma questão de falta de opções. O consumidor tem simpatia por este tipo de compra e assim que existir um leque de opções disponíveis, o crescimento de venda através de smartphones será uma realidade.