O TikTok, rede social de vídeos curtos, só fica atrás do Youtube na preferência dos adolescentes norte-americanos, tendência semelhante à do Brasil
O TikTok decolou na preferência da geração Z dos Estados Unidos. A conclusão é do instituto americano Pew Research Center, que revelou que 67% dos adolescentes entre 13 e 17 anos disseram já usar o TikTok, e 16% deles entram no app todos os dias.
Em 2021, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. O que significa que cerca de 14% da população mundial usa o aplicativo.
Ascensão meteórica do TikTok
Apesar da ascensão meteórica do TikTok entre os adolescentes americanos, o pódio de rede social mais utilizada nesta faixa etária vai para o Youtube. Segundo a pesquisa, é usado por 95% dos adolescentes.
Enquanto isso, a proporção de adolescentes que dizem usar o Facebook caiu de 71%, de acordo com dados das pesquisas de 2014 e 15 para apenas 32% hoje. Até mesmo Instagram e Snapchat ficaram atrás da rede social de vídeos curtos, lançada na China há quatro anos, e são usadas por seis a cada 10 adolescentes norte-americanos.
Segundo dados do TikTok, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. E a maioria têm entre 16 e 24 anos.
Recorte demográfico
A pesquisa da Pew também indicou variações demográficas relevantes na preferência das redes sociais nessa faixa etária. Por exemplo, meninos adolescentes tendem a usar que usam YouTube, Twitch e Reddit mais do que as meninas, enquanto elas tendem a eleger mais TikTok, Instagram e Snapchat. Além disso, percentuais mais altos de adolescentes negros e hispânicos apontaram o uso de TikTok, Instagram, Twitter e WhatsApp em comparação com adolescentes brancos.
O estudo também buscou identificar a frequência com que os adolescentes estão em cada uma das cinco principais plataformas online: YouTube, TikTok, Instagram, Snapchat e Facebook. Pelos menos 35% dos adolescentes disseram usar pelo menos um deles “quase constantemente”.
Os usuários adolescentes do TikTok e do Snapchat estão particularmente engajados com essas plataformas, seguidos por usuários adolescentes do YouTube. Um quarto dos adolescentes que usam Snapchat ou TikTok dizem utilizar os aplicativos quase constantemente, e 2 em cada 10 que usam mais o YouTube dizem o mesmo. Na análise geral, 19% dizem que usam o YouTube quase constantemente, 16% dizem isso sobre o TikTok e 15% sobre o Snapchat.
Os adolescentes ficam tempo demais nos apps?
Ao refletir sobre a quantidade de tempo que passam nas redes sociais em geral, a maioria dos adolescentes norte-americanos disse gastar a quantidade certa de tempo nos aplicativos e sites, enquanto cerca de um terço dos adolescentes (36%) consideram gastar muito tempo nas redes sociais. Mas apenas 8% dos adolescentes acham que passam muito pouco tempo nessas plataformas.
Questionados sobre a ideia de abandonar as redes sociais, 54% dos adolescentes dizem que seria pelo menos um pouco difícil. Já para 46% seria pelo menos um pouco fácil. Meninas adolescentes (58%) são mais propensas do que meninos adolescentes (49%) a avaliar que seria difícil abandonar as redes.
Os adolescentes mais velhos também dizem que teriam dificuldade em desistir das mídias sociais. Cerca de seis em cada dez adolescentes de 15 a 17 anos (58%) disseram que sair das mídias sociais seria algo um pouco difícil de fazer.
Além de apenas plataformas online, a nova pesquisa constatou que a grande maioria dos adolescentes tem acesso a dispositivos digitais, como smartphones (95%), computadores desktop ou laptop (90%) e videogames (80%). A quantidade de adolescentes que têm acesso a um smartphone cresceu 22 pontos percentuais nos EUA em relação à pesquisa anterior do Pew Research Center.
Também houve um aumento nos usuários diários de internet entre adolescentes, de 92% em 2014-15 para 97% hoje. Além disso, a parcela de adolescentes que dizem estar online quase que constantemente quase dobrou desde 2014-15 (46% agora e 24% na época).
TikTok no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pela Statisa também em 2022, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Mas aqui, assim como com os adolescentes nos Estados Unidos, o Youtube lidera as preferências, com 88% de adesão, sem considerar mensageiros instantâneos na enquete.
A pesquisa também revelou que mais de 4,75 milhões de brasileiros já usam o TikTok.
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