Pesquisa do SPC Brasil com as classes A, B e C mostra que 28% dos entrevistados compraram artigo de alto valor. Roupas, perfumes e eletrônicos são os mais requisitados.
Mesmo com o cenário econômico atual não sendo o melhor para gastos supérfluos, muitos brasileiros mantêm o hábito de viajar para o exterior e comprar produtos de marca exclusivamente estrangeira ou que são mais caros no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz mostrou que 28% dos entrevistados das classes A, B e C compraram artigos considerados de luxo em viagens internacionais.
Quase metade deles (43%) afirmou ter viajado para fora do país, sendo que o dado aumenta entre os homens (48%) e entre pessoas de Classe A (77%), assim como os que possuem escolaridade superior (69%). A quantidade de viagens mostra que a crise parece não afetar essa parcela da população, uma vez que 15% das pessoas continuam indo ao para outros países pelo menos uma vez por ano.
Considerando apenas as pessoas que já viajaram para fora, 67% compraram produtos de luxo e, destes, 12% fizeram turismo, tendo como principal objetivo a compra de algo que consideram de alto valor. Entre esses itens, os mais adquiridos foram roupas e calçados (72%), perfumes (63%) e eletrônicos (46%). Entre os motivos que os fazem sair do Brasil para consumir, estão a alta carga tributária brasileira sobre os importados. Esse hábito, porém, não deve continuar enquanto o Real estiver desvalorizado, já que não haverá tantos diferenciais em relação ao preço praticado no Brasil.
Por: Mundo do Marketing
Leave A Comment