Levantamento mostra também que o conhecimento sobre a promoção ainda deve crescer entre os consumidores online.
Pesquisa realizada por MercadoPago – maior facilitador de pagamentos pela internet de origem latino-americana – com 800 e-consumidores do país revela que o valor médio gasto pelos consumidores que realizaram compras durante a promoção chegou a R$ 500, valor mais alto do que o ticket médio do e-commerce anual (R$ 350, de acordo com o último relatório do eBit). A pesquisa foi realizada durante toda a semana do Consumidor com usuários de diversos sites de e-commerce que utilizam MercadoPago.
Apenas 40% dos entrevistados disseram ter conhecimento sobre a Semana do Consumidor, e deste grupo a grande maioria (98%) comprou produtos. Uma parcela de 16% gastou de R$ 500 até R$ 1 mil, e outros 16%, mais de R$ 1 mil. A maioria das compras foi paga no cartão de crédito parcelado (mais de 45%), boleto (28%) e cartão de crédito à vista (25%). Os consumidores que optaram pelo parcelamento preferiram pagar em 10 vezes (28%), três e duas vezes (17% e 15% respectivamente). Os itens mais vendidos no período foram acessórios para veículos (24%), calçados, roupas e acessórios (22%), eletrônicos, áudio e vídeo (18%), celulares e telefones (17%) e itens de informática (13%).
Entre os motivos apontados pelos consumidores de comprar na Semana, o principal foi a combinação entre bom preço e descontos (68% das menções), seguido por necessidade do produto (43%), e frete grátis, com 23%.
“Os consumidores estão começando a se acostumar com as novas datas criadas pelo e-commerce”, afirma Celina Ma, gerente de Marketing do MercadoPago. “Eles ainda estão habituados com as datas tradicionais, como Natal e Dia das Mães, mas mostram que gostam de aproveitar as promoções para comprar a um melhor preço”, diz. Na pesquisa, 95% das pessoas que fizeram compras na semana passada disseram que voltarão a comprar nas próximas datas comemorativas (Dia das Mães, Black Friday, Natal etc.).
“A Semana do Consumidor tem muito a crescer, porque uma grande quantidade de consumidores ainda precisa saber sobre a data para comprar”, afirma Celina, referindo-se aos 60% de entrevistados que revelaram não saber da promoção. “Além disso, 99,5% dos que fizeram compras na Semana disseram que gostariam de ver mais lojistas participando no ano que vem”, conclui.
Por: MercadoPago
Leave A Comment