Nesta quinta-feira (5), o YouTube revelou novos números do uso da plataforma aqui no Brasil. Durante a sexta edição do Brandcast, maior evento da empresa no Brasil destinado à imprensa e agências, foi destacado que quase metade dos consumidores usaram o site como substituto de um evento ao vivo durante a pandemia. Isso contribuiu para o crescimento de 120% no watchtime em TVs conectadas.105 MILHÕES DE BRASILEIROS ACESSAM O YOUTUBE ATUALMENTE
A plataforma também frisou que em 2020 o YouTube ajudou a população brasileira no período de distanciamento social com entretenimento, informação e aprendizado. Atualmente, 105 milhões de brasileiros (adultos) acessam o YouTube mensalmente e, com a pandemia, 91% afirma ter aumentado seu tempo navegando na plataforma. A pesquisa também aponta que 54% dos entrevistados tem a intenção de usar ainda mais plataforma de vídeos.
Plataforma teve aumento de 131% em relação ao mesmo período em 2019
A quarentena impactou diretamente o acesso ao YouTube, já que as pessoas ampliaram o uso da televisão para acessar o serviço. O tempo de exibição em telas de TV cresceu 120% no Brasil em relação a 2019. Hoje, mais de 40 milhões de brasileiros já assistem a conteúdos disponíveis na plataforma pela Smart TV.
Os números divulgados pelo Brandcast são divididos em algumas categorias. Confira abaixo ou assista ao programa gravado neste link:
Bem-estar:
79% das pessoas afirmam que buscam relaxar quando assistem a vídeos. E no YouTube, a média global de visualizações diárias de vídeos relacionados à meditação aumentou mais de 40% desde 15 de março. Entre março e setembro de 2020, vídeos de exercícios com os termos “em casa” e “sem equipamento” foram vistos mais de 190 milhões de vezes no Brasil.
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Entretenimento:
78% dos usuários afirmaram buscar entretenimento ao assistir um vídeo. Artistas de todos os gêneros realizaram transmissões ao vivo, e quase metade dos usuários do YouTube utilizaram a plataforma como um substituto de um evento ao vivo durante a pandemia. A cantora e compositora Marília Mendonça conseguiu atingir o pico de mais de 3 milhões de visualizações simultâneas em uma live realizada em abril.
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Aprendizado:
65% das pessoas disseram buscar ter um tempo para si ao assistirem vídeos. 91% dizem que a plataforma ajudou a ensinar e aperfeiçoar uma habilidade de interesse e 52% contam que aprenderam algo novo no YouTube durante a pandemia e pretendem continuar usando a plataforma para aprendizados futuros.
Vídeos com variações do termo “para iniciantes” no título acumularam 280 milhões de views no Brasil entre março e setembro. Receitas com o termo “fácil” no título foram vistas mais de 1 bilhão de vezes no país. Vídeos com os termos “horta”, “cultivo” ou “plantas” e “em casa” no título foram assistidos mais de 16 milhões de vezes.
Marcas
O YouTube ganhou 7,3 milhões de novos e-shoppers brasileiros. Os dados apontam que 44% dos usuários do YouTube procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez na plataforma durante a pandemia e pretendem manter esse comportamento no futuro. Já 36% afirmou usar o YouTube para assistir a reviews e demonstrações de produtos durante a pandemia, uma vez que não podiam ir às lojas. Além disso, 87% dos usuários já fizeram uma aquisição depois de assistir a um vídeo no YouTube,e 62% diz que a publicidade que viu na plataforma o tornou mais propenso a considerar uma marca ou produto anunciado.
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