Iniciativas de relacionamento dividem espaço com vídeos e parcerias. Coca-Cola, Pepsi, Taco Bell, Virgin, Netflix, Burger King, Google, Selfridges, Lego e Heineken estão na lista.
No cenário internacional, algumas marcas apostaram em ações ousadas de relacionamento e atendimento ao consumidor para se diferenciarem da concorrência. Outras investiram no inusitado para gerar engajamento e chamar a atenção. Selecionamos uma lista com as 10 iniciativas estrangeiras que obtiveram destaque durante o ano de 2013. Os critérios avaliados pelo Mundo do Marketing são os mesmos usando no ranking das ações feitas no Brasil: inovação, resultados alcançados, audiência, repercussão entre os leitores e o buzz gerado nas redes sociais.
Neste Top 10 figuram empresas como Coca-Cola, Netflix, Burger King, Heineken, Google, Lego, Pepsi, Selfridges, Virgin e Taco Bell. A maioria usou as plataformas digitais para conquistar o consumidor e, principalmente, gerar exposição pelo compartilhamento. Mas há também o caso de parcerias de co-branding e edições especiais de produtos para reforçar valores e propósito das marcas.
Todas as ações listadas foram noticiadas pelo Mundo do Marketing no blog Radar Internacional durante o ano. Veja abaixo em mais detalhes as iniciativas que ganharam destaque.
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Coca-Cola cria “Sharing Can”
A Coca-Cola desenvolveu uma lata que podia ser compartilhada com outra pessoa. A “Sharing Can” foi parte de uma ação da marca organizada em Cingapura que seguia o conceito de compartilhar a felicidade. Ao comprar o refrigerante, a pessoa era surpreendida, pois o produto se dividia em duas unidades menores.
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Netflix brinca de Star Trek no SAC
A Netflix surpreendeu um de seus clientes nos Estados Unidos que entrou em contato pelo SAC para reclamar de um problema na exibição de um vídeo no serviço de streaming. Ao iniciar o chamado, o atendente começou a se comportar como se fosse o comandante em uma nave do seriado Star Trek (Jornada nas Estrelas). O usuário entrou na brincadeira e também passou a usar frases clássicas dos personagens da série. Ao final do atendimento, o consumidor estava tão satisfeito que comentou que gostaria de ter gravado o chat para divulgar na internet. O atendente então informou que toda a conversa estava registrada e mandou a imagem.
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Google lança Android KitKat
O Google lançou a nova versão do seu sistema operacional para smartphones e tablets com o nome Android KitKat. Desde o início, a empresa usa doces para batizar as diferentes versões da plataforma, mas pela primeira vez, usou outra marca. Como parte da parceria, a Nestlé acrescentou às embalagens do chocolate a imagem do robô símbolo do Android.
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Pepsi se fantasia de Coca-Cola no Halloween
A Pepsi aproveitou a data do Halloween para “alfinetar” sua maior concorrente, a Coca-Cola. A marca publicou uma imagem onde a sua lata de refrigerante aparece fantasiada de Coca. A mensagem na foto dizia “Desejamos a vocês um Halloween assustador”. A ação foi criada pela Pepsi na Bélgica e publicada nos perfis sociais da marca no país.
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Selfridges expõe produtos sem marca
A Selfridges lançou um mix de produtos com as mesmas características dos comercializados regularmente nas suas lojas, só que com uma peculiaridade: sem marca nos rótulos. A seleção da loja de departamentos britânica incluía itens como ketchup da Heinz e jeans da Levi’s. A iniciativa serviu para confirmar o reconhecimento das marcas pelos consumidores.
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Virgin cria vídeoclipe com instruções de voo
A Virgin America produziu um videoclipe para chamar a atenção de seus passageiros sobre as dicas de segurança a bordo dos aviões da companhia. Em formato de musical, o vídeo contou com dezenas de atores e dançarinos, e foi classificado pelos internautas como o conteúdo de instruções de segurança em voo mais sexy de todos os tempos. Com o material, a marca pretendia reforçar o seu posicionamento e conquistar a atenção das pessoas durante as instruções de voo. O conteúdo também foi disponibilizado nos perfis sociais da empresa.
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Burger King testa lealdade com Big Mac de graça
O Burger King da Noruega testou a lealdade dos seus consumidores oferecendo um Big Mac de graça para os 38 mil seguidores da rede no Facebook. Quem aceitou o lanche, recebeu um cupom, uma carta de despedida e não pôde mais curtir a nova página exclusiva para fãs que “não trocam o Whopper por nenhum outro sanduíche”. Do total de curtidores, a fanpage perdeu aproximadamente 30 mil, mas a companhia considerou a iniciativa um sucesso, pois ficaram apenas os considerados leais à marca.
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Taco Bell escreve tuítes de reclamação em Tacos
A Taco Bell escreveu os tweets com reclamações de internautas a laser na massa dos seus Tacos. A marca usou a ação “Eat Your Words” (engula as suas palavras) no Canadá para promover o lançamento do Doritos Locos Tacos. Para isso, convidou consumidores que tinham feito algum tipo de reclamação pelo Twitter para o evento e entregou a cada um deles tacos que traziam os seus próprios textos gravados na tortilha.
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Heineken seleciona trainee em The candidate
A Heineken criou uma web série em formato de reality show para selecionar o seu novo trainee. A série The Candidate foi composta de alguns vídeos que foram publicados no brand channel da marca no YouTube e em seus perfis sociais. Durante o processo, os usuários puderam votar nos candidatos considerados mais aptos a ocupar a vaga. O resultado final foi anunciado durante uma partida de futebol patrocinada pela marca.
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Lego responde carta de menino que perdeu presente
A Lego respondeu a uma carta de um menino de sete anos de maneira inusitada. Luka App enviou uma mensagem à fabricante de brinquedos explicando sobre a perda de um dos bonecos da coleção comprada com o dinheiro que ganhou no Natal. O menino pretendia recuperar o brinquedo e se responsabilizava pela perda, mas se dizia “muito triste por tê-lo perdido”. A empresa aproveitou o episódio para e respondeu de forma criativa, restituindo o brinquedo:
“Luka, falei com Sensei Wu [personagem da coleção] que você perdeu seu boneco do Jay em uma situação totalmente acidental e que isso nunca, nunca, nunca mais vai acontecer de novo. Então Sensei me pediu para falar isso para você: Luka, seu pai parece ser um homem realmente muito sábio. Você deve sempre proteger seus bonecos Ninjago como os dragões protegem as armas Spinjitzu!“.
Luka postou no seu perfil do Twitter uma foto com todos os seus bonecos da marca, inclusive o recuperado.
Por: Mundo do Marketing
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