Os alimentos e produtos de limpeza serão responsáveis por movimentar R$ 205,27 bilhões em 2011, segundo a ferramenta Pyxis, do Ibope Inteligência. O segmento de carnes, aves e derivados apresenta um potencial de consumo de R$ 62,68 bilhões, seguido por itens de mercearia (R$ 48,28 bi). Na terceira posição estão os matinais, (R$29,5 bi), à frente de laticínios (R$ 24,66 bi) e frutas, legumes e verduras (R$ 23,87 bi).
A classe C, que compõe a maior parte da população brasileira, apresenta o maior potencial de consumo para alimentos (45,64%). Em seguida estão as classes B (35,5%), DE (12,8%) e A (7,3%). Os produtos de limpeza, que devem movimentar R$ 13,29 bilhões em 2011, mantêm a mesma hierarquia, comparada à categoria de alimentos. A chamada nova classe média continua em primeiro lugar, com um potencial de consumo para o segmento de limpeza em torno de 41,47%. Atrás estão as classes B (37,9%), DE (10,62%) e A (9,92%).
Em relação ao potencial regional, o Sudeste brasileiro deve ser o principal consumidor de produtos de limpeza este ano, atingindo o total de 52%. O Nordeste aparece na segunda posição (17,6%), seguido de perto pelo Sul (16,4%). O Centro-Oeste e o Norte apresentam as menores expectativas, com 8% e 6%, respectivamente.
Fonte: Mundo do Marketing
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