Um terço dos internautas da região influenciam rede de amigos com opiniões.
Consumidores superconectados não costumam dar segunda chance às marcas
Um terço dos usuários de internet da América Latina são considerados “consumidores superconectados” e são formadores de opinião quando o assunto é marcas e consumo na web. O índice é maior que o dos países envolvidos, onde entre 20% e 25% se encaixam neste grupo, de acordo com o Roper Reports Worldwide Study, realizado pela GfK.
A pesquisa aponta que o Brasil é o campeão de consumidores superconectados, com 49% de seus internautas postando opiniões sobre marcas e produtos nas redes sociais e comunidades da web. Na Argentina, são 39%, enquanto no México o índice é de 20%. Globalmente, os consumidores superconectados representam 32% dos usuários da rede.
Esse grupo de consumidores, além de postar opiniões, também influencia sua rede de conexões por ler e produzir conteúdo do tipo. Em nível global, são 46% aqueles que mantêm o hábito de resenhar e consumir textos opinativos sobre marcas e produtos. No Brasil, esse índice é de 56%.
Mas de acordo com a GfK, eles dificilmente dão às marcas e empresas uma segunda chance. Globalmente, 64% mudam para outra marca caso estejam insatisfeitos. Mas o outro lado da moeda é favorável: quando satisfeitos com a marca, a tendência é serem leais e influenciar outras pessoas. No acesso a sites de comparação de preços e de análises de produtos, brasileiros (56%) também se destacam sobre os demais países (40%).
De acordo com Leonardo Melo, da GfK, muitos dos acessos dos consumidores superconectados são feitos por meio de smartphones. Isso significa que, com a quantidade de exposição às informações e opiniões, e sendo curiosos como são, eles estão cientes do que é novo e não querem ser deixados para trás, especialmente no que se refere a tecnologia.
Por: PropMark
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