América Latina é a “casa” dos consumidores superconectados

Um terço dos internautas da região influenciam rede de amigos com opiniões.

Two men using a laptop in a cafe. Image shot 2009. Exact date unknown.

Consumidores superconectados não costumam dar segunda chance às marcas

Um terço dos usuários de internet da América Latina são considerados “consumidores superconectados” e são formadores de opinião quando o assunto é marcas e consumo na web. O índice é maior que o dos países envolvidos, onde entre 20% e 25% se encaixam neste grupo, de acordo com o Roper Reports Worldwide Study, realizado pela GfK.

A pesquisa aponta que o Brasil é o campeão de consumidores superconectados, com 49% de seus internautas postando opiniões sobre marcas e produtos nas redes sociais e comunidades da web. Na Argentina, são 39%, enquanto no México o índice é de 20%. Globalmente, os consumidores superconectados representam 32% dos usuários da rede.

Esse grupo de consumidores, além de postar opiniões, também influencia sua rede de conexões por ler e produzir conteúdo do tipo. Em nível global, são 46% aqueles que mantêm o hábito de resenhar e consumir textos opinativos sobre marcas e produtos. No Brasil, esse índice é de 56%.

Mas de acordo com a GfK, eles dificilmente dão às marcas e empresas uma segunda chance. Globalmente, 64% mudam para outra marca caso estejam insatisfeitos. Mas o outro lado da moeda é favorável: quando satisfeitos com a marca, a tendência é serem leais e influenciar outras pessoas. No acesso a sites de comparação de preços e de análises de produtos, brasileiros (56%) também se destacam sobre os demais países (40%).

De acordo com Leonardo Melo, da GfK, muitos dos acessos dos consumidores superconectados são feitos por meio de smartphones. Isso significa que, com a quantidade de exposição às informações e opiniões, e sendo curiosos como são, eles estão cientes do que é novo e não querem ser deixados para trás, especialmente no que se refere a tecnologia.

Por: PropMark

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About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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