Pepsi, Nikon, Rock in Rio… Veja os escorregões que geraram buzz negativo neste ano
Falta de Pepsi em promoção levanta a bola da Coca-Cola
Em setembro, a Pepsi fez uma promoção “Leve dois, pague um” que acabou esbarrando na demanda superior ao planejado e na falta do refrigerante nas prateleiras. Resultado: a Coca-Cola, principal concorrente da marca, acabou sendo incluída na ação por alguns varejistas.
Pela promoção, que deveria durar um final de semana inteiro, cada consumidor poderia levar até 24 unidades pagando apenas por 12. O estoque programado para os dois dias, porém, durou bem menos do que isso.
Com a repercussão negativa da promoção, o Grupo Pão de Açúcar publicou um pedido de desculpas em anúncios de TV e em jornais de grande circulação. Em seu perfil no Facebook, a Pepsi disse que a participação na promoção havia superado as expectativas de vendas e que por isso, em alguns lugares, os estoques já haviam acabado. O post gerou mais de 200 comentários. A maioria deles, negativo. “Fui a três supermercado por volta das 8:00 da manhã e em nenhum tinha mais estoques”, comentou uma consumidora.
Procurada por EXAME.com, a AmBev divulgou uma nota oficial sobre o episódio, repetindo o posicionamento já adotado no Facebook.
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No Rock in Rio, Medina se engana e chama Bob’s de McDonald’s
Em outubro deste ano, o empresário Roberto Medina, organizador do Rock in Rio, acabou citando o McDonald’s no lugar do Bob’s, patrocinador do Rock in Rio 2011 ao comentar uma façanha da rede durante o evento.
Em entrevista para o Multishow, canal pago que fez a transmissão ao vivo do festival, Medina falava sobre o recorde mundial de venda de hambúrgueres alcançado pelo Bob’s durante o Rock in Rio.
Na hora de citar a marca, porém, o empresário se confundiu e falou “McDonald’s”, justamente uma das principais concorrentes da rede Bob’s. Medina não corrigiu a informação.
Durante os quatro primeiros dias do Rock in Rio, que teve início no dia 23 de setembro, a rede de fast-food Bob’s atendeu 350 mil pessoas, o que a levou ao recorde mundial de venda de hambúrgueres no sábado, dia 1º, quando foram comercializadpos 79 mil sanduíches.
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Prova do líder do BBB leva Knorr e concorrente aos trending Topics
A Knorr, patrocinadora oficial da 11ª edição do Big Brother Brasil, deixou escapar uma brecha que promoveu a concorrente Maggi na prova do líder do dia 3 de fevereiro deste ano.
Na competição, uma prova de resistência, os participantes deveriam vestir uma roupa de frango assado e, após um “banho de temperos”, permaneceriam “assando” num forno até que restasse apenas o vencedor.
Porém, logo nos primeiros momentos da competição, os participantes espontaneamente começaram a cantar o jingle da Maggi, levando as duas marcas, patrocinadora e concorrente, além do mascote da Maggi, a “Galinha Azul”, os topo dos assuntos mais comentados no Twitter.
Além de reclamações por causa da confusão entre as duas marcas, a prova também recebeu críticas em relação à dinâmica, sendo considerada por muitos de mau gosto. “Super pega bem pra Knorr esse merchan/fail de assar humanos com saco plástico na cabeça”, ironizou um dos tuítes.
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Globo exibe ‘minuto pornô’ durante futebol
Em agosto, a transmissão da partida Botafogo x América-MG no Tempo Real do portal Globo.com acabou exibindo também um minuto de vídeo pornográfico por engano.
O acidente técnico ocorreu durante o primeiro tempo, quando a seção de vídeos do site publicou, no lugar dos lances importantes e gols do jogo, o conteúdo pornográfico.
De acordo com um comunicado assinada pelo Globoesporte.com/Rio, um “lamentável erro técnico” aconteceu, e “o vídeo, acessível apenas para assinantes do canal Sexy Hot, foi ‘chamado’ equivocadamente”.
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Transmissão do Rock in Rio exibe filme pornô
Em setembro, os usuários que aguardavam o início da transmissão do festival Rock in Rio pelo streaming da Multishow foram surpreendidos por cenas bem mais ousadas do que shows e música ao vivo.
É que o site deixou vazar para os internautasum pelo menos cinco minutos de cenas de sexo explícito. No filme, três garotas e um rapaz apareciam fazendo sexo em uma van. A falha foi corrigida em seguida.
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Comentário da Nikon no Facebook indigna fãs da marca
Em setembro deste ano, uma mensagem publicada pela Nikon em sua fan page americana no Facebook deu o que falar, gerando mais de 4 mil comentários – a grande maioria, críticas – e quase 2 mil compartilhamentos. O texto dizia que “um fotógrafo é apenas tão bom quanto o equipamento que usa”.
“Oh bom Deus, Nikon, o que você fez?”, disse um dos comentários. “Esse é o tipo de arrogância em seu produto/marca que leva à queda. Uma salva de palmas para essa falha trágica”, ironizou outro. Alguns dos usuários da rede social também publicaram mensagens na própria página, discordando da frase.
Desculpando-se, a empresa respondeu tentando mudar o tom da publicação anterior. A resposta, porém, recebeu bem menos atenção do que a mensagem anterior.
Fonte: Exame
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